TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestivo

Exames: Sistema Digestivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O sistema digestivo é responsável pela absorção e transporte de todos os nutrientes que seu corpo precisa para se desenvolver, e pela eliminação de grande parte das impurezas do organismo. Ele funciona com todas as suas partes trabalhando juntas como uma equipe.

Ele é composto de várias partes, começam na boca e terminam no ânus. Os órgãos que fazem parte do sistema digestivo são auxiliados pelo fígado e pelo pâncreas, assim como também pelo cérebro e pelo sistema nervoso. Tudo o que comemos percorre um longo caminho pelo nosso corpo é o que veremos nesse trabalho.

Como funciona o processo digestivo

Antes de dar a primeira mordida, seu nariz sente o cheiro e avisa o cérebro, que envia uma mensagem para os nervos que controlam as glândulas salivares de sua boca são elas que produzem saliva, deixando o alimento mais úmido e fácil de engolir.

Uma enzima na saliva chamada amilase começa a quebrar os carboidratos do pão. Ao engolir, os pedaços do sanduíche descem pela faringe (garganta).Eles, então, deparam-se com dois caminhos: o esôfago, que leva ao estômago, e a traqueia, que leva aos pulmões. Quando o alimento desce pela traquéia - o que acontece quando respiramos ou rimos – ocorre o encasco, mas isto é raro, pois o ato de engolir fecha a epiglote uma aba flexível sobre a traquéia. O alimento normalmente desce o esôfago pelo esfíncter esofágico superior, um músculo em forma de anel que se abre apenas quando o alimento é engolido.

Quando chega no esôfago, ocorrem contrações musculares involuntárias (peristaltismo) que empurram para o estômago. Ele se abre e se fecha rapidamente para impedir que a comida volte pelo esôfago.

No estômago, o alimento começa a se preparar para o intestino delgado. As glândulas existentes no estômago secretam ácido, enzimas e uma mucosa que reveste e protege o estômago contra seus próprios ácidos, além de prevenir úlceras. Os músculos lisos do estômago se contraem a cada 20 segundos aproximadamente, remexendo o ácido e as enzimas e transformando o alimento em bolo dissolvido ou quimo (alguns alimentos não viram quimo continuam pastosos ou líquidos).

O quimo vai para o duodeno, a primeira parte do intestino delgado. O processo de quebra continua com as enzimas do pâncreas e a bile do fígado. Novamente, o peristaltismo ajuda a misturar esses sucos. O seguinte é o jejuno, seguido pelo íleo, que têm como função principal absorção de água e nutrientes.

O intestino delgado têm muitas dobras estreitas que são cobertas com vilosidades, ou minúsculas projeções que possuem microvilosidades ainda menores elas atraem nutrientes específicos. Os nutrientes absorvidos passam pela parede dos intestinos e pelos vasos sanguíneos que os distribuem pelo corpo.

Depois que todo o material bom é retirado do alimento, as partes não digeríveis são transportadas para o intestino grosso, o trecho final do processo digestivo. O intestino grosso absorve o líquido extra para produzir os dejetos sólidos conhecidos como fezes. Para mover os dejetos, o cólon utiliza o peristaltismo. Entretanto, ao contrário do estômago e do intestino delgado, cujos movimentos levam horas, são necessários dias para que os dejetos se movam pelo intestino grosso - cerca de um centímetro por hora.

O intestino grosso possui três partes principais. O ceco, cólon e o reto. O colón possui três partes: ascendente, transverso e descendente. Nas duas primeiras seções, os sais e líquidos são absorvidos do alimento não digerível. Bilhões de bactérias que normalmente vivem no cólon ajudam a fermentar e absorver substâncias como as fibras. Enquanto esses tratos absorvem, eles também produzem muco, que ajuda as fezes a se moverem com mais facilidade pelo cólon descendente e para o reto. Nele, suas fezes esperam para serem excretadas pelo ânus na próxima evacuação.

O estômago e os intestinos recebem bastante ajuda de outros órgãos, de glândulas, de hormônios e de alguns nervos.

Órgãos

O principal órgão envolvido na digestão, o fígado, que tem uma grande influência sobre as funções do corpo. Em termos de digestão, está envolvido na quebra, na digestão e na absorção das gorduras. Tudo isso graças à bile, um líquido fabricado no fígado e excretado pelos ductos biliares no intestino delgado.

A bile extra do fígado fica armazenada na vesícula biliar. Quando o alimento começa a ir para os intestinos, estes avisam a vesícula biliar para soltar a bile. Se a vesícula foi retirada por algum motivo, o fígado simplesmente armazena essa bile excedente em ductos biliares recém-dilatados.

O pâncreas é uma fábrica eficiente. Ele produz sucos pancreáticos, constituídos de enzimas que auxiliam na digestão. Enzima é uma proteína que pode provocar alterações químicas em substâncias orgânicas, como o alimento. As enzimas existentes no pâncreas causam alterações químicas que, com a ajuda da bile, quebram proteínas, gorduras e carboidratos.

Glândulas

As glândulas essenciais estão por todo o sistema digestivo, da boca aos intestinos. As glândulas salivares dão início ao processo. A saliva umedece o alimento e utiliza uma enzima para começar a quebra do amido em moléculas menores.

As glândulas do estômago secretam sucos um pouco mais fortes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com