TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endocrino

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Endocrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  17.989 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

SISTEMA ENDOCRINO

São Paulo

Campus

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE

SISTEMA ENDOCRINO

São Paulo

Campus Anchieta

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE

Banca examinadora

_______________________________________

Orientador do Projeto:

________________________________________

Coordenador do Curso:

____________

Nota

RESUMO

Todas as funções e atividades do nosso corpo são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino (hormonal). O sistema endócrino é composto de várias glândulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo. Glândulas são estruturas que produzem substâncias que tem determinada função no nosso corpo.

Palavras-chave: Sistema endócrino, hormônios, glândulas, sangue.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

3 MATERIAIS E MÉTODOS 2

4 DESENVOLVIMENTO 3

4.1 O que é Sistema Endócrino 3

4.2 Funções das Glândulas endócrinas 4

4.3 Principais Glândulas endócrinas e seus hormônios 4

4.4 Ação do hipotalamo sobre o sistema endócrino 5

4.5 Regulação Hormonal: FEEDBACK 5

6 CONCLUSÃO 6

7 REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa compreender todas as funções e atividades do nosso corpo, são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino (hormonal) tem para: comunicar, controlar, coordenar o funcionamento do organismo. O sistema endócrino é composto de várias glândulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo. Glândulas são estruturas que produzem substâncias que tem determinada função no nosso corpo.

Sabendo que as glândulas são órgãos pequenos mais importantes, que a função é produzir hormônios.

Os Hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas que, ao serem lançadas no sangue, controlam a atividade individual e inteira dos órgãos. Agem também como mensageiros para coordenar atividades de várias partes do corpo.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

Pesquisas em livros e artigos científicos para a confecção deste trabalho.

A metodologia consiste na pesquisa embasada nos materiais através da leitura e compreensão do tema em questão, realizando assim, o conteúdo do trabalho.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1 O que é o Sistema Endócrino:

O sistema endócrino é constituído de glândulas, pesando geralmente não mais que alguns gramas, essas glândulas possuem intensa vascularização para que seus produtos possam passar mais fácil e rapidamente para a corrente sanguínea. Elas concorrem para a coordenação e regularização de todos os outros sistemas do organismo. As glândulas são de secreção interna (endócrinas) e seus produtos chamam-se hormônios, cuja produção está diretamente relacionada ás funções do sistema endócrino.

Os hormônios são substâncias orgânicas produzidas por estruturas especializadas (glândulas) e, apesar de liberados em pequenas quantidades, atingem todas as partes do organismo e influenciam especificamente o funcionamento de determinada célula ou tecidos. Sua ação pode ser estimulante ou inibidora em tecidos diferentes ou no mesmo tecido, conforme as diversas circunstâncias.

Segundo VECINA 2003, a secreção de cada hormônio pela glândula correspondente é regulada por sua taxa no sangue. Desse modo, é a queda do nível de um hormônio circulante que estimula sua hipersecreção, assim como é a grande quantidade inibe a glândula que o produz.

4.2 Funções das Glândulas Endócrinas.

As glândulas endócrinas tem várias funções, essas funções são relacionadas ao crescimento e desenvolvimento, equilíbrio endócrino, desenvolvimento das características sexuais e reprodutoras, absorção e a excreção de substâncias

4.3 Principais glândulas endócrinas e seus hormônios

Segundo VECINA 2003; Hipófise (ou glândula pituitária); localizada na parte central da base do crânio, a hipófise tem forma ovóide e mede mais ou menos 1 cm de diâmetro, está ligada no hipotálamo, região do encéfalo que funciona como sede da fome, da sede, do sono, dos batimentos cardíacos, da respiração, etc.

Tireóide; pesa aproximadamente 30g e possui dois lobos unidos entre si por uma ligação denominada istmo. Produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade do metabolismo do corpo

Paratireóides; são quatro glândulas localizadas em volta da tireóide. Elas produzem o paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.

Pâncreas; produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon.

Supra-renais; duas glândulas que se situam acima dos rins, produzem adrenalina, também conhecida como hormônios das “ situações de emergências”, a adrenalina peapara o corpo para a ação, ou seja, em termos biológicos, para atacar ou fugir.

Glândulas sexuais; são os ovários (femininos) e os testículos (masculinos). Os ovários e os testículos são estimulados por hormônios produzidos pela hipófise, enquanto os ovários produzem estrogênio e progesterona, os testículos produzem testosterona.

4.4 Ação do Hipotálamo sobre o Sistema Endócrino

Segundo VECINA 2003, o hipotálamo é uma parte do cérebro que fica exatamente acima da glândula hipófise, o hipotálamo produz hormônios que agem diretamente na hipófise, estimulando ou inibindo a liberação dos hormônios hipofisários. Ele também produz o neurotransmissor dopamina,que inibe a liberação de prolactina pela hipófise, sendo assim o mesmo, por controlar diretamente a função da hipófise, constrói uma linha de ligação entre o sistema nervoso central e o sistema endrócrino.

4.5 Regulação Hormonal: FEEDBACK

Segundo AIRES 1999, para que o sistema endócrino posso exercer múltiplas ações permitindo integração entre diversos hormônios, devem existir mecanismos eficientes capazes de controlas momento a momento a taxa de produção e secreção hormonal, fazendo com que os níveis plasmáticos dos hormônios possam ser modulados de acordo com a necessidade do organismo. Virtualmente, todos os hormônios estão sob um controle do tipo feedback. O mecanismo de feedback baseia-se na capacidade que uma glândula tem de monitorar a intensidade de sua secreção através da medida do efeito de informação, a célula glandular ajusta a produção e a taxa de secreção de seu hormônio, o mesmo pode envolver mais uma glândula, no sistema hipotálamo-hipófise-glândula-alvo, a hipófise se secreta hormônios tróficos específicos capazes de estimular a atividade secretória das glândulas tiróide, supre-renal e gônadas (sexuais).

6 CONCLUSÃO

Concluí que o sistema endócrino é um dos mais críticos no corpo humano, ,são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino, fazendo assim as partes mais importantes do funcionamento corporal; comunicar, controlar, coordenar o funcionamento do organismo.

7 REFERÊNCIAS

1. Sistema Endócrino; Profa. MARION VECINA A. VECINA, 2003; p.2,3,5,8,11.

file:///C:/Users/User/Downloads/Sistema%20End%C3%B3crino%201%20(1).pdf

2. Livro Fisiologia de MARGARIDA DE MELLO AIRES, 1999, Editora Guanabara; p.743,744.

4. Figura 1. file:///C:/Users/User/Downloads/SISTEMA%20END%C3%93CRINO.pdf

5.Figura 2. Livro de Fisiologia de MARGARIDA DE MELLO AIRES, 1999, Editora Guanabara; p.741.

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »