TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endocrino

Artigo: Sistema Endocrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Todas as funções e atividades do nosso corpo são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino (hormonal). O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade características a produção de secreção denominadas hormônios.

O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o endócrino regula a aparte interna do organismo.

Fazem parte do sistema endócrino a hipófise, tireóide, paratireóides, supra- renais, pâncreas, ovários e testículos e essas estão neste trabalho descritos na forma anatômica.

É sobre essa importante função e composição do sistema endócrino que estudamos e desejamos apresentar através deste trabalho, expondo o conteúdo de forma clara, porém não superficial a cerca de um sistema que sinaliza o bem-estar do nosso corpo como um todo, além de indicar a passagem das etapas de nossa vida de maneira harmoniosa e em total equilíbrio com os demais sistemas.

*Pineal: É uma fomação diencefalica piriforme situada sobre o teto do mesencéfalo .Apresenta uma base anterior e um ápice voltado posteriormente . A pineal produz um hormônio , a melatonina que atua na regulação dos ritmos biológicos ,através de fenomenos não endrócrinos relacionados a alterações ambientais de luminosidade. Apesar das funções desta glândula serem muito discutidas, parece não haver dúvidas quanto ao importante papel que ela exerce na regulação dos chamados ciclos circadianos,que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução.

*Hipófise : A hipófise também denominada glândula pituitária, é uma pequena glândula com cerca de 1 cm de diâmetro. Aloja-se na sela túrcica ou fossa hipofisária do osso esfenoide na base do cérebro. Está localizada abaixo do hipotálamo e posteriormente ao quiasma óptico, sendo ligada ao hipotálamo pela haste pedúnculo hipofisário ou infundíbulo, é envolvida pela dura - máter ( exceto o infundíbulo). A hipófise é considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas, sendo grande parte de suas funções reguladas pelo hipotálamo.

* Glândulas Adenohipófise: A Adenohipófise é a parte anterior da hipófise ,produz vários hormônios:

1.Hormôniodo crescimento ou somatotrofina (STH),que atua nas metáfises dos ossos em crescimento.

2.Hormônio tireotrófico ou tirotrofina (TSH),que estimula a glândula tireóide

3. Hormônio adrenocorticotrófico(ACTH) ,que estimula as glândulas tireóide.

4. Hormônio Folículo-estimulante (FSH) e hormônio estimulante das células intersticiais (de Leydig) dos testículos. O FSH estimulante o crescimento dos folículos vesículosos do ovário e o hormônio estimulante das células intersticiais estimula a secreção de hormônios masculinos pelos testículos.

5. Hormônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com