TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endócrino

Exames: Sistema Endócrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA ENDÓCRINO

Hormônios são substancias produzidas nas glândulas endócrinas e que desempenham funções em outras células (células-alvo). Cada hormônio atua em determinada célula reconhecendo os receptores hormonais presentes na membrana plasmática dessas.

HIPÓFISE: glândula presente no hipotálamo e que regula o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Tem dois tipos:

• Neuro-hipófise: com dois principais hormônios, o primeiro chamado de oxitocina ou vasopressina acelera as contrações do parto e da musculatura das glândulas mamárias. Já o segundo, o antidiurético ou ADH é liberado quando a quantidade de agua no sangue está muito baixa, diminuindo o volume de urina e elevando a pressão arterial. A diabete insípido é a baixa produção desse hormônio.

• Adeno-hipófise: produz hormônios que regulam o funcionamento de outras. A THS atua na tireóidea; ACTH regula a suprarrenal; FSH e a LH estimulam as gônadas; a somatotrofina, também conhecida como hormônio do crescimento, promove o crescimento dos ossos; e a prolactina estimula a produção do leite e atua sobre os ovários.

TIRÓIDEA: tem 3 hormônios principais: a triiodotironina e a tiroxina desempenham papel fundamental na homeostase, ajudam a manter normal a pressão sanguínea e a função sexual e aumentam a atividade metabólica das células. A calcitonina diminui a quantidade de cálcio no sangue.

OBS: hipertireoidismo é produção de hormônios pela glândula tireoide em excesso, fazendo subir a temperatura corporal, ocorrer sudorese intensa, perda de peso, pressão sanguínea elevada e irritabilidade. Pode ocorrer o crescimento anormal da glândula devido à falta de iodo na alimentação (bócio carencial) o que formará um papo. Hipotireoidismo é a baixa produção de hormônios pela tireoide que gera diminuição da pressão sanguínea e temperatura corporal e fome. Quando essa deficiência ocorre na infância chamamos de cretinismo, que causa debilidade mental e retardo de crescimento.

PARATIREOIDEAS: tem um hormônio principal o paratormônio que atua juntamente com a calcitonina, mas ao contrário: eleva o nível de cálcio no sangue. Se uma pessoa tem alguém problema nas glândulas paratireoideas as células musculares esqueléticas se contrairão muito que pode levar a morte.

PÂNCREAS: é chamada de glândula mista por possuir tanto funções endócrinas como exócrinas. As células que produzem hormônios são chamadas de ilhotas pancreáticas, que se dividem em betas e alfas. As betas produzem a insulina que facilita a absorção de glicose e a formação dessa em glicogênio. Já as células alfas produzem glucagon aumentam o nível de glicose no sangue por transformar glicogênio em glicose. A normoglicêmia é o nível normal de glicose no sangue.

OBS: A diabete melito é uma doença relacionada à baixa produção de insulina, que leva a uma alta taxa de glicose no sangue. Pode ser de dois tipos: a diabetes juvenil aparece antes dos 40 anos e se caracteriza pela deficiência na produção de insulina. Já a diabete tardio aparece depois dos 40 anos e ocorre redução no numero de receptores do hormônio o que diminui a capacidade das células de absorver glicose do sangue.

SUPRARRENAIS OU ADRENAIS: localizadas nos rins formam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com