TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endócrino

Trabalho Universitário: Sistema Endócrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O sistema hormonal, também denominado endócrino ou glandular, atua em conjunto com o sistema nervoso, realizando a coordenação e integração entre os demais sistemas.

Esse sistema é formado por glândulas denominadas endócrinas, que fabricam hormônios, lançados na corrente sanguínea.

Os hormônios são substâncias de várias naturezas químicas (proteínas, lipídeos, etc.), que atuam em pequena quantidade e promovem respostas metabólicas do organismo a determinados estímulos.

São os hormônios os responsáveis pela comunicação intercelular de células que não estão unidas. São sinais químicos que uma célula envia a outra com a finalidade de promover ações ligadas ao metabolismo celular, à divisão celular, ao estímulo da fagocitose, ao processo de contração e à secreção de substâncias.

O sistema endócrino, junto ao sistema nervoso, controla o nosso organismo e recebe esse nome, pois os produtos provenientes do aparelho glandular são chamados de hormônios. Essas glândulas endócrinas não possuem vascularização própria, jogando sua secreção nos capilares sanguíneos.

Cada hormônio atua em um determinado órgão. A esse órgão agrega-se o nome de órgão-alvo.

2. A Hipófise

A principal glândula endócrina do corpo humano, é a hipófise ou glândula pituitária. Está superprotegida, na base do cérebro, dentro da cela túrcica.

A hipófise é dividida em duas partes:

• Neurohipófise;

• Adenohipófise.

A neurohipófise é o lobo posterior da hipófise, tem composição em tecido nervoso e produz dois hormônios. Um deles é o hormônio antidiurético (ou Vasopressina ou ADH), que age nos néfrons, controlando a absorção da água nos túbulos renais.

Quando um indivíduo ingere bebidas alcoólicas, há o cessar da produção de vasopressina aumentando, assim, a produção de urina.

A ocitocina também é produzida na neurohipófise e atua na musculatura uterina e nas glândulas mamárias. É responsável pela contração e relaxamento do útero durante o período pré-menstrual. Também é produzida no trabalho de parto e na produção de leite, após o nascimento do feto.

Na adenohipófise é produzido o hormônio do crescimento ou somatotrofina (gH), que atua aumentando a síntese protéica nas células, influenciando a mitose e aumentando o numero de células no organismo.

Outro hormônio produzido na adenohipófise são as endorfinas ou endomorfinas, que atuam no sistema simpático ou parassimpático com a finalidade de inibir a dor.

Também é produzida a prolactina, ou hormônio lactogênico, que, nas mulheres, atua nas glândulas mamárias na produção de leite, e nos homens, que leva a um suave aumento dos mamilos no período de 13 a 14 anos.

Há também a produção de tropinas, que são um conjunto de hormônios. São elas:

• Tireotropina: estimula a atividade da tireóide;

• Adrenocorticotropina: controla a secreção de hormônios corticais das glândulas supra-renais;

• Folículo Estimulante (FSH): estimula o crescimento e a secreção de estrógeno nos folículos ováricos e a espermatogênese nos testículos;

• Luteinizante: induz a produção de progesterona no corpo lúteo;

• Hormônio das Células Intersticiais: ativa a produção de andrógenos através dos testículos

• Melanócito Estimulante: aumenta a pigmentação cutânea.

3. A Tireóide

A tireóide fica, nos homens, abaixo do pomo-de-adão e nas mulheres, logo no inicio da faringe. Tem a forma de H e dois lobos, conectados entre si pelo ístimo da glândula tireóide.

É a tireóide que produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tetraiodotironina) que atuam no metabolismo celular.

A hipófise produz a tireotrofina que põe a tireóide em ação, produzindo a tironina, que é um presságio da produção de T3 e T4, ao ligar-se ao iodo.

Quando há uma queda na produção de T3 e T4, há um aumento na produção de tireotrofina. Quando há uma alta produção de T3 e T4, suspende-se a produção de tireotrofina. A esse controle, dá-se o nome de Feedback.

A tireóide, também produz, em conjunto com a paratireóide, a calcitonina, que atua no equilíbrio do cálcio, que tem importante papel na contração muscular, na sinapse e na formação de ossos fraturados.

A paratireóide produz o paratormônio que atua no equilíbrio de cálcio e fósforo nos ossos, trato intestinal e rins, aumentando a concentração de cálcio e diminuindo a concentração de fósforo.

4. O Pâncreas

O pâncreas é uma glândula alongada, presente no sistema digestório que desemboca no duodeno e produz insulina e glucagon.

A insulina atua diminuindo os níveis de glicose no organismo aumentando o transporte dela do sangue para as células ou fazendo as células a queimarem como combustível. O glucagon atua aumentando a glicose no sangue a partir da conversão de glicogênio em glicose no fígado ou estimulando a produção de glicose a partir de proteínas.

5. Glândulas adrenais (ou supra-renais)

Os adrenais são duas glândulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com