TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Esquéletico

Artigos Científicos: Sistema Esquéletico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

O corpo e composto por: Cabeça, Membros e Tronco.

MÚSCULOS DO CORPO HUMANO

Cada parte do corpo humano possui uma funcionalidade específica para o perfeito desempenho do conjunto. Presentes no corpo inteiro, os músculos, além de contribuírem para a forma externa, representam a parte ativa do aparelho locomotor, fazendo a ligação do sistema nervoso com os ossos. São responsáveis pelos movimentos e, simultaneamente, pela estabilidade do esqueleto, mesmo quando o indivíduo está em repouso, bem como outras partes do corpo como os olhos, a língua, a laringe etc. Em outras palavras, do piscar de olhos à corrida, o indivíduo depende do funcionamento muscular.

Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos”. São classificados em “voluntários” e “involuntários”, sendo que os primeiros, como o próprio nome já diz, se contraem de acordo com a vontade do indivíduo, são os músculos do esqueleto. Possuem uma contração rápida e brusca, sendo, com exceção do esfíncter anal, formados por fibras musculares dotadas de estrias, o que lhes concedem o nome de “músculos estriados”.

Os músculos involuntários são comandados pelo sistema nervoso vegetativo e não sofrem qualquer controle por parte do indivíduo. Formam as paredes das víceras, aparelho respiratório e aparelho circulatório, com relaxamento e contração lentos. Exceto o coração, que possui músculo estriado, os músculos involuntários são formados por células musculares sem estrias, daí o fato de serem chamados por “músculos lisos”.

A maioria dos músculos é dotada de tendões, que os permitem a inserção sobre ossos, o que irá classificá-los, de acordo com a quantidade de extremidades usadas, em bíceps (duas extremidades), tríceps (três extremidades) ouquadríceps (quatro extremidades).

Os músculos podem ser divididos, devido à sua localização, em “músculos superficiais” e “músculos profundos”. Os superficiais, rudimentares e escassos, estão logo abaixo da pele, e são inseridos por uma ou duas extremidades na camada profunda da pele, encontrados em sua maioria na cabeça, face, pescoço e mãos. Já os músculos profundos possuem inserção em pontos do corpo como os olhos, laringe e língua, por exemplo.

De acordo com sua localização os músculos podem ser agrupados em:

• Músculos da cabeça e do pescoço;

• Músculos do tórax e do abdome;

• Músculos dos membros superiores;

• Músculos dos membros inferiores.

Alguns dos principais músculos do corpo são o Trapézio, Grande Dorsal, Glúteo Máximo, Ísquiotibiais, Tríceps Sural, Deltóide, Tríceps Braquial, Peitoral, Bíceps, Braquioradial, Reto Abdominal, Oblíquo Externo e Oblíquo Interno, Sartório, Íliopsoas, Adutores, Reto Femoral,Vasto Lateral,Vasto Medial e Intermédio, e Tibial Anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com