TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso

Trabalho Escolar: Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE TUCUMÃ-PA

Tucumã - Pará

2012

...”Casos se integrem as preocupações relativas

Ao meio ambiente e desenvolvimento e a elas

Se dedique mais atenção, será possível

Satisfazer as necessidades básicas, elevar o

Nível da vida de todos, obter ecossistemas

Melhor protegidos e gerenciados e construir

Um futuro mais prospero e seguro. São metas

Que nação alguma pode atingir sozinha;

Juntos, porém, podemos em uma associação

Mundial em prol do Desenvolvimento Sustentável.”

AGENDA 21, Capítulo I

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................... 4

2 Município de Tucumã-Pa.................................................................5

2.1 Historia ..........................................................................................5

2.2 Economia........................................................................................5

3 Planejamento Urbano.......................................................................6

4 Planejamento Urbano no Município de Tucumã............................7

INTRODUÇÃO

Hoje o mundo é urbano, cerca da metade de seus habitantes está vivendo exclusivamente em cidade, promovendo cenários de lutas de interesses urbanos acontecendo de forma dinâmica em diversas escalas.Os cidadãos frente a esse palco têm direitos, a serem reivindicados, e deveres, a serem cumprido. Dessa forma, é inegável a problemática da construção das cidades em contrapartida com a realidade ambiental, bem como o do estudo e propostas para seus problemas, não passe pela ratificação da interdependia entre sociedade civil e Estado. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo principal analisar o papel das políticas públicas no município da cidade de Tucumã no Estado do Pará referente ao planejamento urbano.

Foram feitas varias perguntas sobre a estrutura administrativa, se existe uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou Departamento? Se há plano diretor?

Se o Município de Tucumã adota medidas ambientais com relação ao favorecimento do cumprimento da legislação ambiental?

Varias pesquisas foram feitas ao longo de alguns meses e de posse dessas informações e seguindo o conceito de planejamento urbano podemos avaliar a caracterização do município mencionado e conceituar planejamento além de propor uma alternativa metodológica para se pensar sobre planejamento urbano.

MUNICÍPIO DE TUCUMÃ

Tucumã é um município brasileiro do interior do estado do Pará. O município de Tucumã está localizado na Mesorregião do Sudeste Paraense e na Microrregião de São Félix do Xingu, na região sul do estado, distanciando da capital cerca de 750 km. A sede municipal fica ás margens da Rodovia PA-279.

A extensão territorial do municipal de Tucumã, compreendendo 2.535,11 km² está toda incrustada na área do Programa Grande Carajás. A população durante a década de 1980 cresceu consideravelmente estimulada por vários fatores como, condições agroclimáticas favoráveis, exploração de madeira e extração do ouro. Hoje o município tem 33.651 habitantes, o seu PIB e de 226.904, 833[5] mil

História

O processo de ocupação da área onde foi implantado o Projeto Tucumã teve origem a partir do projeto de colonização da empresa Andrade Gutierrez ( CONSAG), vencedora da concorrência pública do Instituto Nacional de Reforma Agrária em 1978, na qual habitava- se a realizar a colonização do Projeto Tucumã numa área correspondente a 400.000 hectares, de propriedade da União, na época localizado dentro do município de São Felix do Xingu.Essa área será servida pela PA-279, construída pela Andrade Gutierrez, ligando o município de São Felix do Xingu a BR-155 e desta a BR-010 (rodovia Belém Brasília), através s BR-222.

Sabe-se que a na década de 1970 um dos grandes objetivos do governo federal “ foi promover a ocupação de vazios demográficos”, e sendo a região norte do país uma região predominante de áreas de baixa produção agrícolas a maioria dos produtos hortigranjeiros consumidos na região são oriundos do centro sul do Brasil, a instalação de uma colonização de caráter agrícola viria resolver dois problema crucias: migração da mão-de-obra e a produção local.Portanto a colonização do Projeto Tucumã oferecia todas as condições para que pudesse ser realizada com êxito

Economia

A economia de Tucumã está assentada basicamente no setor primário, especialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com