TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso

Resenha: Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema nervoso

O sistema nervoso conjunto de órgãos que são responsáveis pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais, responsável por receber e processar informações.

O Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Sistema nervoso central

É formado pelo encéfalo e pela medula espinhal.

Encéfalo: Localiza-se dentro da caixa craniana protegido por três membranas denominadas meninges e é constituído pelos seguintes principais órgãos

- Cérebro: é o órgão mais importante do sistema nervoso e considerado o mais volumoso uma vez que ocupa a maior parte do encéfalo. Está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais, audição, tato, paladar, fala e movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.

- Cerebelo: está situado na parte posterior e abaixo do cérebro, responsável pelo controle motor e coordenação sensorial. Coordena os movimentos precisos do corpo e manter o equilíbrio. Além disso, regula o tônus muscular, ou seja, regula o grau de contração dos músculos em repouso.

- Bulbo: sua função é relacionada com a respiração sendo considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.

Medula espinhal: Localiza- se dentro da coluna vertebral, ou seja, no canal medular é um cordão de tecido nervoso (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). Sua função é conduzir os impulsos nervosos do restante do corpo para o cérebro e coordenar os atos involuntários (reflexos). Protegido por três membranas denominadas meninges.

Todos esses órgãos são formados por uma substância cinzenta e uma substância branca. A substância cinzenta produz ou recebe os estímulos nervosos, enquanto a substância branca é responsável pela transmissão dos estímulos nervosos do sistema nervoso para os órgãos e vice-versa.

Sistema nervoso periférico

É a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central. É constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. Sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo humano por meio de prolongamentos de neurônios. Este sistema permite o cérebro e a medula espinhal receber e enviar as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.

Existem três tipos de nervos cranianos, que são:

Sensitivos: fibras nervosas que transmitem mensagens dos órgãos sensoriais para os centros nervosos.

Motores: fibras nervosas que transmitem mensagens partindo dos centros nervosos para os músculos e glândulas.

Mistos: possuem as fibras sensitivas e motoras. Sistema nervoso autônomo.

Este sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com