TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Respiratorio

Artigo: Sistema Respiratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

O epitélio respiratório

Consiste em um epitélio colunar pseudo-estratificado ciliado com numerosas células mucosas. Este epitélio reveste todo o trato respiratório, exceto a parte inferior da faringe, as menores vias condutoras e os alvéolos. Um epitélio escamoso estratificado reveste a porção inferior da faringe, protegendo-a de abrasão e agressão química. Esta parte da faringe conduz o ar para a laringe, bem como o alimento pra o esôfago.

Células mucosas no epitélio e glândulas mucosas profundas ao epitélio respiratório na lâmina própria produzem um muco viscoso que recobre as superfícies expostas. Na cavidade nasal, os cílios varrem qualquer resíduo ou microrganismo aprisionado no muco até a faringe, onde serão deglutidos e expostos aos ácidos e às enzimas do estômago. Em porções inferiores do trato respiratório, os cílios também se movimentam em direção à faringe, criando um mecanismo semelhante ao de uma escada rolante que limpa as vias respiratórias.

As delicadas superfícies do sistema respiratório podem ser severamente danificadas caso o ar inspirado esteja contaminado por resíduos ou patógenos. Assim o ar que entra no sistema respiratório é filtrado para remover estes agentes contaminantes. Os mecanismos de filtração respiratória formam o sistema de defesa respiratória. A exposição a estímulos irritantes, como gases tóxicos, grandes quantidades de poeira e resíduos, geralmente causam um rápido aumento na produção de muco.

A filtração, o aquecimento e o umedecimento do ar inspirado ocorrem por toda porção condutora, mas as maiores modificações ocorrem na cavidade nasal. A respiração bucal elimina grande parte da filtração e, do aquecimento e umedecimento do ar inspirado. Pacientes respirando por meio de respiradores ou pelo processo de ventilação mecânica recebem ar que é introduzido diretamente na traquéia. Esse ar deve ser filtrado e umedecido externamente para prevenir danos aos alvéolos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com