TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tegumentar

Dissertações: Sistema Tegumentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

O que é o Sistema Tegumentar?

O sistema tegumentar é formado pela pele e seus anexos (glândulas sudoríparas, unhas e pelos). É o maior e mais continuo órgão do corpo humano podendo variar de 1,5 a 2m² e consiste em cerca de 16% do peso do corpo. Ela forma um envoltório para as estruturas do corpo e substâncias vitais, protegendo contra agentes infecciosos e à ação do meio ambiente, regula o calor e evita a perda de líquidos, faz a síntese de vitamina D, troca gasosa, identificação através das digitais, além de manter a sensibilidade através das terminações nervosas nela presentes.

A pele é formada por duas camadas: a epiderme, a mais superficial, e a derme. Há também uma camada abaixo da derme, a hipoderme, que garante a fixação da pele às estruturas subjacentes.

Epiderme

Esta é camada mais superficial da pele, é constituída de um tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado. Esse tecido é especializado na proteção do corpo. É estratificado, pois possui de quatro a cinco camadas, pavimentoso porque é contínuo, e queratinizado por suas células principais serem os queratinócitos, que produzem e sintetizam queratina.

Camada Basal ou Germinativa: formada por uma única fileira divide a derme da epiderme, é a única camada que recebe nutrientes, sendo assim responsável pela constante renovação da epiderme. É onde se encontram os melanócitos responsáveis pela pigmentação da pele.

Camada espinhosa: é formada por quatro a dez fileiras de células provenientes da divisão da camada basal, são ligeiramente achatadas e com pequenas expansões do citoplasma que dá o aspecto espinhoso.

Camada granulosa: essa camada dá impermeabilidade à epiderme, uma camada pequena de células que são ricas em grânulos de creatina; nessa camada os queratinócitos encontram-se menos hidratados e com maior produção de queratina.

Camada córnea: é a camada mais superficial da pele, é constituída apenas de células mortas, sem núcleo e completamente achatadas. Por ser uma camada rígida, fornece a proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos.

Na região da palma da mão e planta dos pés, a epiderme possui uma camada a mais, entre a granulosa e a córnea, a camada lúcida. Esta é muito fina e achatada, com sinais de degeneração nos núcleos das células que a compõem.

Derme

A derme ou pele verdadeira é parte profunda da pele, ela é rija, flexível e elástica, constituída de tecido conjuntivo frouxo, rico em colágeno e elastina; o colágeno é responsável pela resistência e preenchimento da pele, a elastina é responsável pela elasticidade; na derme estão presentes estruturas como vasos, terminações nervosas, músculo eretor do pelo e glândulas sebáceas e sudoríparas. Suas principais funções são a nutrição, hidratação, sensibilidade e termo regulação.

Ela possui duas camadas: a camada papilar e a reticular.

Camada papilar: é formada por feixes delicados de fibras colágenas, apresenta papilas que se encaixam da camada basal. Esta camada facilita a junção das duas camadas devido as fibras estarem na vertical que penetram na epiderme, além de facilitar também na nutrição da camada superficial.

Camada reticular: é maior e mais densa que a papilar, possui fibras colágenas mais abundantes e espessas. É nessa camada que se encontram as estruturas da derme.

Hipoderme ou tecido subcutâneo

A camada hipodérmica situa-se abaixo da derme, porém não faz parte da pele, ela é composta de tecido conjuntivo frouxo e células adiposas. Serve de sustentação da pele ligando a mesma às estruturas subjacentes e também como um isolamento das variações extremas do meio ambiente. Está presente em quase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com