TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Tegumentar

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Tegumentar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 8

Sistema Tegumentar

Divisões anatômicas (Epiderme, derme e hipoderme), Estrutura da pele sua composição e funções gerais.

A pele é uma estrutura, um órgão que participa de um sistema, e o sistema em que ela se enquadra chama-se sistema tegumentar que compreende a pele e seus anexos, os anexos da pele (fâneros), é tudo que está grudado na pele, são unhas, pelos e cabelos (Gozzi – 2013, YouTube).

• Órgãos do sistema tegumentar: pele - unhas – pelos – cabelos (anexos da pele chamados também de fâneros).

A pele é o maior órgão em continuidade celular e pode chegar de 1 a 2 m2 de comprimento.

A pele é dividida em três camadas:

• Superficial: Epiderme – Proveniente do tecido epitelial

• Camada média: Derme – Proveniente do tecido conjuntivo frouxo

• Camada mais profunda: Hipoderme (ou Tecido celular subcutâneo) – Proveniente do tecido conjuntivo adiposo

Conforme Gozzi (2013, YouTube) a pele é dividida em três camadas pelo fato de que cada camada da pele é feita de um tecido diferente.

Conforme descrito à cima, a pele se divide em epiderme camada superficial, que é composta de tecido epitelial; derme camada média, que é composta de tecido conjuntivo e a hipoderme, também conhecida por tecido celular subcutâneo, que é também composta por tecido conjuntivo.

Classificação quanto às funções dos tecidos segundo Gozzi (2013 – YouTube):

Epiderme - Tecido epitelial tem a função de proteção no corpo = tecido epitelial estratificado, pavimentoso queratinizado, o que significa?

Epitélio é a cobertura do seu corpo, basicamente o que reverte os órgãos é tecido epitelial, fornece essa cobertura.

Estratificado significa, vária camadas (a epiderme pode ser composta de 4 à 5 camadas, dependendo da parte do corpo).

Todas as camadas exceto as mais profundas são compostas de células mortas, a epiderme das palmas das mãos e das plantas dos pés e lábios são mais grossas possuem 5 camadas, pois essas áreas são mais expostas ao atrito. Em outras partes do corpo a epiderme tem apenas 4 camadas.

Pavimentoso porque é continuo.

Queratinizado porque a estrutura básica da pele, das células que compõe a epiderme são queratinócitos, ou seja, são células que sintetizam e produz uma proteína chamada queratina, essa queratina vai fornecer a proteção que a pele precisa para “impermeabilizar” a nossa pele, sabendo que a pele não é totalmente impermeável.

Derme é composto basicamente por tecido conjuntivo frouxo, sabendo que a derme tem a parte superficial e a parte profunda e tem características distintas, mas basicamente a maior parte da derme é composta por tecido conjuntivo frouxo.

O tecido conjuntivo frouxo é feito de colágeno mais alguma outra coisa, nesse caso é colágeno e outra proteína chamada elastina, e o resultado é volume e elasticidade.

Hipoderme a parte mais profunda da pele é composta por tecido conjuntivo adiposo significa que temos colágeno mantendo as células de gordura firmemente unidas, ou seja, as células que armazenam gorduras são chamadas de adipósitos e precisam ficar unidos entre si sem se movimentar e que dar a firme união entre os adipósitos é o colágeno.

Estrutura da Epiderme Gozzi (2013 – YouTube):

A epiderme é composta de tecido epitelial estratificado, pavimentoso, queratinizado.

Estrutura básica: queratina

Funções gerais da Epiderme:

Por ser feita de queratina tem uma formação semelhante a uma parede de tijolinhos, e tudo que vem de fora a maior parte fica retido na superfície da pele, porque a queratina dará firme união para as células da epiderme, por tanto as células epidérmicas estão firmemente unidas por outras células desmossomos e M-desmossomos e o restante o que seria o cimento que uni esses “tijolinhos” é a queratina, isso dá certa “impermeabilizada” na pele, tendo por tanto, permeabilidade seletiva.

Outra composição na epiderme: uma célula que fica na parte mais profunda é chamada de melanócito que produz a proteína melanina, é pigmentar escurecida, tem um tom castanho, que vai proteger a pele da radiação solar, principalmente da radiação ultravioleta.

Palavra chave: proteção mecânica; proteção contra a radiação ultravioleta e permeabilidade seletiva.

Característica e Funções da Epiderme segundo Van de Graaff (2013, p.108):

Nomes e características das camadas da epiderme

• Camada Basal • Camada Granulosa • Camada Córnea

• Camada Espinhosa • Camada Lúcida

1 - Camada Córnea: É constituída de 25 a 30 camadas de células achatadas, semelhantes a escamas. Essas milhares de células se desprendem todos os dias apenas para serem substituídas por novas células. Essa camada é superficial e cornificada é a que mais protege a pele.

Cornificação: É produzida pela queratinização é o ressecamento e achatamento da camada córnea – a mais importante adaptação e proteção da pele.

A fricção da camada superficial da pele estimula a atividade mitótica na camada basal e na camada espinhosa que resulta na formação de um calo para maior proteção.

2 - Camada Lúcida: Membrana, núcleo e organelas são mais visíveis e histologicamente essas camadas aparecem claras, são encontradas nos lábios e nas peles mais espessas, (da planta dos pés, nas palmas das mãos e lábios).

3 - Camada Granulosa: Constitui apenas de 3 e 4 camas de células achatadas, essas células contém granulo cheio de ceratoialina um precursor de queratina.

4 - Camada Espinhosa: São espinhosas em razão dos prolongamentos de espinhos semelhantes que surgem nos quaratinócitos (“queratina”). A camada espinhosa vive em limitada mitose.

5 - Camada Basal: É a única célula em contato com a derme, constitui 4 tipos de células (Queratinócitos, Melanócitos, Células Táteis Dendrócitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com