TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de informação sobre mortalidade

Seminário: Sistema de informação sobre mortalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

para implementar uma nova política, que reco- nhece o câncer como problema de saúde pública e estrutura a realização das ações para o seu controle no Brasil através da Rede de Atenção Oncológica (RAO), com a participação direta e in- direta do Governo Federal, das secretarias estaduais e municipais de saúde, das universidades, dos serviços de saúde, dos centros de pesquisa, das organizações não-governamentais e da so- ciedade de forma geral.

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) registra que o câncer constitui-se na se- gunda causa de morte por doença no Brasil.

Em 2005, de um total de 58 milhões de mortes ocorridas no mundo, o câncer foi respon- sável por 7,6 milhões, o que representou 13% de todas as mortes. Os principais tipos de câncer com maior mortalidade foram: pulmão (1,3 milhão); estômago (cerca de 1 milhão); fígado (662 mil); cólon (655 mil); e mama (502 mil). Do total de óbitos por câncer ocorridos em 2005, mais de 70% ocorreram em países de média ou baixa renda (WHO, 2006).

Estima-se que em 2020 o número de casos novos anuais seja da ordem de 15 milhões. Cerca de 60% desses novos casos ocorrerão em países em desenvolvimento. É também conhe- cido que pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorrem anualmente no mundo poderiam ser prevenidos. Parkin et al. (1999) estimaram para o ano de 2000 que o número de casos novos de câncer em todo o mundo seria maior do que 10 milhões. Os tumores de pulmão (902 mil casos novos) e próstata (543 mil) seriam os mais freqüentes no sexo masculino, en- quanto que no sexo feminino as maiores ocorrências seriam os tumores de mama (1 milhão de casos novos) e do colo do útero (471 mil). No Brasil, as estimativas para o ano de 2008 são vá- lidas também para o ano de 2009, e apontam que ocorrerão 466.730 casos novos de câncer. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não-melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo fe- minino, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada no mundo. Diante deste ce- nário, fica clara a necessidade de continuidade em investimentos no desenvolvimento de ações abrangentes para o controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação, como: na promoção da saúde, na detecção precoce, na assistência aos pacientes, na vigilância, na formação de recur- sos humanos, na comunicação e mobilização social, na pesquisa e na questão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desta forma, procurou-se incluir neste livro um diagnóstico mais atualizado, que aten- desse às necessidades dos profissionais. Por isso, ele tem como proposta integrar o Ensino- Serviço a partir da fundamentação dentro da oncologia. Oferece-se, assim, uma oportunidade a estudantes, profissionais e professores de Enfermagem para se aprofundarem nas questões sobre as intervenções de enfermagem na área do câncer, conforme as topografias anteriormente sele- cionadas, como também a Situação do Câncer no Brasil, a Fisiopatologia, as Políticas Públicas de Saúde, a Bioética na Atenção Oncológica, a Pesquisa Clínica, as Ações de Prevenção Primária e Secundária no Controle do Câncer.

O objetivo é que o embasamento teórico oferecido por este livro venha a assessorar o profissional no desempenho de suas práticas assistenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com