TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Éndocrino

Monografias: Sistema Éndocrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/12/2013  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 7

O sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso regula e controla todas as funções do nosso organismo, enquanto o sistema nervoso comunica através de sinais elétricos que percorrem os neurónios, o sistema endócrino comunica através de sinais químicos (hormonas) que são sintetizadas pelas glândulas endócrinas e libertadas na corrente sanguínea, estas atuam em células alvo ligando-se a recetores específicos.

As células alvo interpretam as instruções transmitidas pelas hormonas e efetuam as ações que lhe são pedidas, tais como sintetizar uma proteína ou libertar outra hormona, estas ações tem como consequência respostas muito variadas no organismo como o aumento da frequência cardíaca, crescimento ósseo, regulação de funções no sistema reprodutor, armazenamento de energia…

Constituintes do Sistema Endócrino

De uma forma geral podemos dizer que o sistema endócrino é constituído por três componentes, as células especializadas, as glândulas e as hormonas.

Hormonas

As hormonas são químicos produzidos e libertados na corrente sanguínea por uma glândula do sistema endócrino, estes químicos (hormonas) funcionam como mensageiros ligando-se aos recetores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior, causando uma mudança na atividade celular.

Enquanto algumas hormonas afetam somente um ou dois órgãos, existem outras que afetam todo o organismo. É importante referir que por vezes quantidades muito pequenas de certas hormonas podem desencadear respostas muito grandes no organismo.

Podemos classificar as hormonas em dois grandes grupos, as hormonas de origem lipídica (hormonas esteroides) e as hormonas de origem proteica. Algumas não são classificadas como proteicas nem como esteroides, no entanto são consideradas hormonas por agirem como tal.

As hormonas proteicas são formadas a partir dos aminoácidos e peptídeos das proteínas, o que as torna hidrossolúveis ou seja podem ser transportadas livremente na corrente sanguínea, no entanto não conseguem atravessar a membrana celular sem a ajuda de um recetor, este grupo de hormonas esta envolvida em atividades rápidas.

As hormonas esteroides constituem o maior grupo hormonal, são formadas a partir do colesterol (lípidos) e para serem transportadas na circulação sanguínea necessitam da ajuda de uma proteína da qual se desligam para atuar nas células. Como não são armazenadas, tem de ser produzidas cada vez que são necessárias por este motivo estão envolvidas em atividades lentas.

O controlo hormonal é regulado por um mecanismo de “feedback” ou retroalimentação, este mecanismo controla a atividade das glândulas endócrinas de acordo com a concentração de uma determinada substância na circulação sanguínea. Existem dois tipos de feedback, o feedback negativo e o feedback positivo.

O feedback positivo ocorre quando a concentração de uma hormona no sangue é baixa e há necessidade de ser libertada para que uma determinada atividade possa ser desenvolvida. Por sua vez o feedback negativo ocorre quando a concentração de uma hormona atinge uma concentração no sangue acima do necessário ocorrendo interrupção da libertação desta hormona por forma a manter a homeostasia.

A libertação de hormonas pelas glândulas endócrinas pode ser desencadeada por estímulo hormonal (mudanças na concentração de uma hormona especifica), estímulo humoral (mudanças no meio extracelular, algumas glândulas libertam hormonas de acordo com a concentração de vários ions e nutrientes no sangue) e estímulo neural (a glândula liberta uma determinada hormona com a chegada de um neurotransmissor a uma ligação neuroglandular, ou seja são os impulsos nervosos que ativam a libertação hormonal, a maioria esta sob o controlo do sistema nervoso simpático).

Glândulas Endócrinas

As glândulas endócrinas são reguladas pelo sistema nervoso, e em especial pelo hipotálamo ou por outras glândulas endócrinas, criando um complexo e sensível mecanismo de inter-relações neuroendócrinas, elas produzem substâncias (hormonas) que são libertadas diretamente na corrente sanguínea para serem transportadas pelo corpo até atingirem as células alvo com as quais interagem, ao contrário das glândulas exócrinas como as glândulas salivares que produzem secreções ou substâncias que libertam para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna e não na corrente sanguínea.

Também existem glândulas mixas, como o pâncreas e as gónadas as quais produzem secreções externas e hormonas.

Hipófise ou Glândula Pituitaria

A hipófise ou glândula pituitária é uma glândula aproximadamente do tamanho de uma uva situada na sela túrcica (uma cavidade óssea localizada na base do cérebro), que se liga ao hipotálamo através do infundíbulo. A glândula pituitária tem dois lobos funcionais (lobo anterior ou adeno-hipofise e lobo posterior ou neuro-hipófise).

A hipófise posterior, ou neuro-hipófise é formada principalmente pelas terminações dos neurónios, cujos corpos celulares se encontram nos núcleos supra óticos e para ventriculares do hipotálamo. De facto, a neuro-hipofise não é exclusivamente uma glândula endócrina mas armazena e liberta hormonas que foram produzidas no hipótalamo. As hormonas libertadas por esta glândula são:

A) Ocitocina, estimula as contrações do útero durante o trabalho de parto e a ejeção de leite.

B) Hormona antidiurética ou vasopressina, faz com que os rins retenham água, quando presente em grandes quantidades é responsável por constrição vascular provocando um aumento da pressão sanguínea.

A hipófise anterior ou adeno-hipófise é uma estrutura eminentemente glandular formada por células especializadas na produção de hormonas, a sua atividade é controlada pela libertação de hormonas de inibição produzidas pelo Hipótalamo. Todas as hormonas produzidas pela adeno-hipófise são proteicas (formadas por proteínas), atuam por intermédio de outros sistemas e são reguladas por estímulos hormonais (principalmente feedback negativo). As cinco principais hormonas produzidas pela adeno-hipófise são:

A) Hormona do crescimento, é uma hormona metabólica que afeta diretamente o crescimento dos músculos esqueléticos e dos ossos, transforma os aminoácidos em proteínas e transforma as gorduras em energia.

B) Prolactina, inicia e mantém a produção de leite das glândulas mamárias)

C) Corticotropina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com