TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistetema Locomotor

Exames: Sistetema Locomotor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 8

Sistema Esquelético

Introdução

O esqueleto não é simples reunião dos ossos, mas na realidade transcende este sentido significando “arcabouço”. No sentido mais restrito, podemos definir o esqueleto como o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço de corpo do animal e desempenhar varias funções. Os ossos são definidos como estruturas resistentes, de numero, coloração e forma variáveis, com origem, estrutura e função semelhantes e que, em conjunto, constituem o esqueleto.

Funções do Sistema Esquelético

Como importantes funções, podemos destacar: proteção, sustentação e conformação do corpo, local de armazenamento de substancias orgânicas e minerais, sistemas de alavancas que, movimentadas pelos músculos, permite os movimentos do corpo, figurados e, finalmente, local de produção dos elementos do sangue.

O sistema esquelético, juntamente com o articular e muscular, constitui o sistema locomotor. Contudo, as funções dos ossos sofrem a ação direta dos demais sistemas dos organismo, como os sistemas circulatório, digestivo, nervoso, das glândulas endócrinas, entre outros. O sistema locomotor sofre continuamente a ação do estresse mecânico das atividades físicas, tanto nos esportes quanto nas atividades laborativas e necessita, não apenas oferecer resistências as forças aplicadas, mas, ainda, de adaptar a sua estrutura as demandas mecânicas.

Divisão do esqueleto

O esqueleto pode ser dividido em esqueleto apendicular e axial. O Esqueleto axial é composto pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco. O esqueleto apendicular é composto pelos membros superiores e inferiores, incluindo suas cinturas.

A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular (formada pela Clavícula e Escápula) para unir os membros superiores ao esqueleto axial. E cintura pélvica (formada pelo Ilíaco) para unir os membros inferiores ao esqueleto axial.

Classificação dos Ossos:

Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em longos, curtos, laminares, alongados, pneumáticos, irregulares, sesamóides e saturais.

Os longos tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises.

Os ossos curtos são parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.

Os laminares ou planos são finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos.

Além desses três grupos básicos bem definidos, há outros intermediários, que podem ser distribuído em 5 grupos.

Os ossos alongados são ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central e tem como exemplo as costelas. Os ossos pneumáticos, são ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Já os ossos irregulares, apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles tem quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto.

Por fim, os ossos sesamóides estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos. E os ossos saturais São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio. Seu número varia muito de pessoa para pessoa.

Osso Longo (ex.: Fêmur)

Ossos Curtos (ex.: Ossos do Carpo)

Ossos Planos (ex.: Frontal)

Ossos Alongados (ex.: Costelas)

Ossos Pneumáticos (ex.: Esfenoide)

Ossos Irregulares (ex.: Vértebras) Ossos Sesamóides

Osso Saturais

Números dos Ossos

No individuo adulto, idade na qual se considera completado o desenvolvimento orgânico, o numero de ossos é 206. Este numero, todavia, varia, se levarmos em consideração os fatores etários, individuais e critérios de contagem.

Fatores etários: do nascimento à idade avançada há uma diminuição do numero de ossos. Isto se deve ao fato de que, certos ossos, no recém-nascido, são formados de partes ósseas que se unem durante o desenvolvimento do individuo para constituir um osso único no adulto. Assim, o osso frontal é formado por duas porções, separadas no plano medial.

O osso do quadril, no feto, é constituído por três partes, ísquio, púbis ílio, que posteriormente se unem para formar um osso único no adulto. Por outro lado, nos indivíduos muito idosos, há tendência para a fusão de dois ou mais osso, levando a uma diminuição do seu numero total. Esse fato ocorre principalmente entre os ossos do crânio, podendo transformar a calvaria em um único osso.

Fatores individuais: em alguns indivíduos pode haver persistência da divisão do osso frontal no adulto e ossos extranumerários podem ocorrer, determinando variação no numero de ossos.

Critérios de Contagem: os anatomistas utilizam ocasionalmente critérios muito pessoais para fazer a contagem do numero de ossos do esqueleto e isto explica a divergência de resultados quando os comparamos. Assim, os ossos chamados sesamóides são computados ou não na contagem global. O mesmo ocorre com os ossículos da orelha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com