TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Locomotor

Exames: Sistema Locomotor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMA LOCOMOTOR

É um conjunto de órgãos cuja principal função é permitir ao corpo humano a realização de movimentos, consequentemente, o ser humano pode se relacionar com os outros indivíduos de sua espécie. Outras funções do aparelho locomotor são:

- Dotar o corpo da sua configuração ou aparência exterior,

- Conferir-lhe rigidez e resistência,

- Proteger as vísceras ou órgãos internos.

Os elementos que constituem o aparelho locomotor são: os ossos, as articulações e os músculos.

Ossos:

São a estrutura rígida do aparelho locomotor. Em conjunto, constituem o sistema ósseo ou esqueleto, no corpo humano existem 208 ossos no adulto, excluindo-se os ossos supranumerários do crânio e os sesamóides.

Músculos:

Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar, metade do peso corporal provém deles, são órgãos que podem ser de três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

Formam a parte ativa do aparelho locomotor, estão unidos aos ossos por meio das inserções musculares, possuem atividade própria, a contração muscular, que tem origem na resposta aos estímulos nervosos, existe mais de 400 músculos de tamanho e potência muito variáveis, um número tão elevado de músculos permite a realização de grande quantidade de movimentos, alguns de grande precisão como os que são realizados pela mão.

Articulações:

São os elementos mais complexos do aparelho locomotor, são estruturas parcialmente moles e parcialmente rígidas que possibilitam a união entre si, de dois ou mais ossos, graças à existência das articulações é possível realizar o movimento dos ossos sem desgaste demasiado devido ao roçar excessivo entre eles, as articulações possuem componentes vários: ligamentos, cápsula articular, cartilagem e meniscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com