TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre lesões

Relatório de pesquisa: Sobre lesões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Sobre as lesões

As lesões são, habitualmente, tratadas por vasculares com experiência neste campo assessorados por uma enfermeira estoma terapeuta.

Do ponto de vista etiológico há diversos tipos de feridas como, por exemplo, varicosa, hipertensiva, diabética, neoplásica, pós-traumática, mistas, espontâneas, entre outras.

O seu vascular será responsável por avaliar o tipo de lesão e instituir o tratamento mais adequado.

Fica claro que, como há vários tipos de lesões, há vários tipos de tratamento. É o diagnóstico e tratamento adequados que levarão ao sucesso da terapêutica instituída.

Procedimento

Em sua primeira consulta o seu médico procederá a anamnese e exame físico que determinarão associados ou não a exames complementares, o tipo de lesão que o paciente tem.

Só a partir daí o tratamento adequado será prescrito.

Há casos em que os curativos poderão ser realizados em nível domiciliar, porém, outros terão a necessidade de serem realizados no próprio consultório com materiais específicos e sob supervisão da enfermeira. Sempre que necessário seu médico reavaliará sua lesão ou, caso não haja necessidade, tal reavaliação será feita periodicamente.

Tais avaliações são necessárias para troca de produtos de curativo, cuidados da pele adjacente, introdução ou suspensão de antibióticos, analgesia (medicamentos para dor), seguimento do aspecto da lesão, entre outras necessidades.

Periodicidade das avaliações e dos curativos

Para cada caso haverá uma necessidade.

As lesões mais complexas poderão requerer curativos muito elaborados com necessidades de retornos para realização dos mesmos em nível ambulatorial. Há, no entanto, curativos que podem ficar, até, uma semana sem troca. É claro que, numa fase inicial, tal prática fica difícil. Os primeiros retornos deverão ser mais frequentes e, com o passar dos dias, os curativos podem ficar mais espaçados. Eles serão realizados por uma enfermeira treinada para isso.

Sempre que houver necessidade o médico será solicitado a avaliar.

Nos casos em que os curativos poderão ser realizados em nível domiciliar o manejo adequado pelo cuidador será orientado. Neste caso o paciente retorna ao consultório para reavaliações periódicas conforme orientações e necessidades.

Doenças associadas e cuidados gerais

É fundamental que doenças associadas sejam muito bem tratadas pelos especialistas de cada uma. Há casos em que isto é tão importante quanto o cuidado local e, portanto, a rapidez da cicatrizarão depende disto também. Os pacientes hipertensos tendem a ter mais dor na lesão. Os pacientes diabéticos tendem a ter mais recidiva de infecção. Ambos apresentam um componente microangiopático (lesão da microcirculação) que retardam a cicatrizarão. Eis porque o tratamento adequado das doenças associadas é fundamental.

Cuidados com a pele ao redor da lesão é muito importante para trazer mais conforto ao paciente.

O sucesso e eficácia do tratamento dependem, também, do repouso. Todos os pacientes com lesão necessitam de repouso. Sem isto a recuperação torna-se mais lenta e gradual e, por vezes, muito mais dolorosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com