TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solução Tampao

Ensaios: Solução Tampao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os aminoácidos constituem a estrutura proteica, e tem grande importância no nosso organismo.

Falar a extrutura do aminoácido

Falar dos anfóteros

pH = ponto hidrogênionico. Serve para mostrar o quão áci

Os aminoácidos apresentam dois grupos que são passíveis de sofrer protonação (adição de H) e desprotonação (retirada de H).

 O pKa é uma grandeza que permite saber a força de um ácido de forma mais intuitiva que através do valor de Ka. Quanto menor é o pKa de um ácido, maior é a sua tendência a ionizar-se e, consequentemente, mais forte é o ácido. O valor de pKa de um ácido pode ser facilmente calculado através de uma curva de titulação.

 Uma titulação consiste na adição de uma base a uma solução aquosa de um ácido (ou um ácido a uma solução aquosa de uma base) em pequenas quantidades, medindo-se o pH da solução após cada adição. A solução que se adiciona é chamada titulante e a que sofre a adição é titulada.

 O Ponto Isoelétrico (pI) é definido como o pH em que a gelatina tem carga neutra, significando que as cargas positivas são iguais às cargas negativas

Objetivo:

Nosso experimento teve como objetivo, entender o comportamento ácido-base do aminoácido através da curva de titulação , determinar os valores de pk, entender o conceito desse pk, e calcular o ponto isoelétrico de um aminoácido.

Materiais ...

Resultados e Discussão

Ler slide: com uma bureta transferiu-se 50 mls de solução de glicina a 0,1 mol/L , para um béquer de 100 mL, colocou-se uma barra magnética e levou o béquer ao agitador, em seguida para iniciar a titulação, colocou o eletrodo na solução de Glicina e adicionou 0,6 mL de HCl, para que a glicina fosse protonada e tivesse um caráter bem ácido, de acordo com a reação:

Glicina reagindo com HCl, resultando em glicina protonada

Ao titular a glicina com o NaOH, obteve-se os valores abaixo, que indicam a variação dos valores de pH de acordo com o escoamento de NaOH:

(analisando a tabela, pode-se deduzir que do 1º mL adicionado até o 4 ml (pH de 2,76) houve uma pequena variação de pH, depois entre 4 e 6 houve uma variação grande de pH, e logo em seguida de isso ocorre devido à formação de uma solução tampão, que fez com essa variação de pH fosse pequena quase constante, mesmo com a adição de pequenas quantidades de base.

O lugar em q o pH varia menos é o lugar de maior faixa de tamponamento.

O ponto isoelétrico consiste na média dos pKs

pK1 = 2.76 + 1.63 / 2 = 2.19

pK2 = 11.25 + 10.7 / 2 = 10.97

PI = pk1 + pK2 = 2.19 + 10.97 / 2 = 6.58

Figura 5 - Glicina no PI

Quanto maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com