TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO AUTOCUIDADO: DOROTHEA ELIZABETH OREM

Projeto de pesquisa: TEORIA DO AUTOCUIDADO: DOROTHEA ELIZABETH OREM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  1.749 Visualizações

Página 1 de 8

TEORIA DO AUTOCUIDADO: DOROTHEA ELIZABETH OREM

MACAPÁ

2012

ALEX GOMES MAFRA

ILEIA LIMA DOS SANTOS

JOSIVAN SILVA DA SILVA NASCIMENTO

MARCONI CASTELO BRANCO JÚNIOR

MARIA DO CARMO

RAYSSA MIRA

TEORIA DO AUTOCUIDADO: DOROTHEA ELIZABETH OREM

Trabalho apresentado à Faculdade de Macapá, no intuído de obter créditos na disciplina Bases Teóricas/Prática de Enfermagem, do curso de Enfermagem, 3º termo. Sob a orientação da Profª Carina Mendes.

MACAPÁ

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 HISTÓRIA DE VIDA: DOROTHEA ELIZABETH OREM 5

1.1 Dorothea Elizabeth Orem 5

2 TEORIA DO MODELO DO AUTOCUIDADO 6

2.1 Conceitos importantes 7

3 TEORIA GERAL DA ENFERMAGEM 7

3.1 A teoria do autocuidado 8

3.2 A teoria do déficit do autocuidado 8

3.3 A teoria de sistemas de enfermagem 9

3.3.1 Sistema de enfermagem totalmente compensatório 9

3.3.2 Sistema de enfermagem parcialmente compensatório 9

3.3.3 Sistema de enfermagem de apoio-educação 10

4 REQUISITOS DE AUTOCUIDADO 10

4.1 Requisitos Universais 10

4.2 Requisitos de autocuidado de desenvolvimento 11

4.3 Requisitos de autocuidado no desvio da saúde 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

A Teoria de Enfermagem do Autocuidado, formulada por Dorothea Elizabeth Orem, visa permitir aos pacientes, família e comunidade tomarem decisões e assumirem responsabilidades, bem como dominarem efetivamente o desenvolvimento de seu próprio caminho rumo ao melhoramento da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Assim sendo, está muito além daquilo que o indivíduo pode realizar por si próprio. Compreende o controle, a liberdade e responsabilidade da pessoa no progresso e melhoria de sua qualidade de vida. ((DUPAS et al, 1994)

Orem (1980) determina o metaparadigma de enfermagem dos seres humanos, da saúde, da enfermagem e da sociedade. Orem demarca os três passos do processo de enfermagem como: diagnóstico e prescrição; definições de um sistema de enfermagem e do planejamento para o fornecimento do cuidado; e produção e controle dos sistemas de enfermagem. Estes passos são paralelo aos processos de investigação, ao diagnóstico, ao planejamento, à implementação e à avaliação.

Definiremos, logo a seguir, a Teoria do Autocuidado como a forma verificada pela autora para auxiliar o profissional de enfermagem a ajudar o cliente a cuidar de sua própria saúde. Entenderemos que o indivíduo, psicologicamente sadio, jamais provocará a sua doença, então apreciará os ensinamentos de autocuidado instruídos pela equipe de enfermagem.

Neste trabalho é exposta a trajetória de vida da autora Dorothea Elizabeth Orem para dar ao leitor um olhar sobre a vida profissional da referia pesquisadora. Foi dividido em tópicos para explicar a Teoria do Autocuidado, a Teoria Geral da Enfermagem, e os Requisitos do Autocuidado.

1 HISTÓRIA DE VIDA: DOROTHEA ELIZABETH OREM

Para entender melhor a teoria é importante conhecer um pouco da vida, carreira e realizações de Dorothea Elizabeth Orem:

1.1 Dorothea Elizabeth Orem

Dorothea Orem é um dos teóricos de enfermagem mais importantes da América. Orem nasceu em Baltimore, Maryland-EUA em 1914. Iniciou seus estudos de enfermagem no Providence Hospital School of Nursing, em Washington e concluiu nos anos 30. Em 1939 obteve o grau de Licenciatura em Ciências em Educação de enfermagem e Mestrado em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945 pela Catholic University of América (FLORÊNCIO, 2009).

As primeiras experiências de Dorothea Orem na enfermagem incluíam a assistência no centro no cirúrgico da unidade médico-cirúrgicas do Hospital de Enfermagem em Pediatria e Adulto, como supervisora da noite na sala de emergência, e o ensino de Ciência Biológica. Orem foi diretoria da Escola de Enfermagem e do Departamento de Enfermagem do Providence Hospital, Detroit, de 1940 a 1949. Depois de deixar Detroit, ela vivia em Indiana e trabalhou na Divisão de Serviços Hospitalares e Institucionais do Conselho de Estado da Saúde de Indiana. Ela tinha o objetivo de melhorar a qualidade de enfermagem em hospitais gerais em todo o estado. Foi nessa época que Dorothea Orem desenvolveu sua definição da prática de enfermagem. (MELLO)

Em 1957, Orem mudou-se para Washington, DC, para tomar uma posição no Instituto de Educação dos EUA, Departamento de Saúde, Educação e Bem-Estar como consultor de currículo. Ela trabalhou em um projeto para melhorar o treinamento de auxiliar de enfermagem que estimulou a necessidade de abordar a questão: Qual é o assunto da enfermagem? Isto levou ao desenvolvimento de "Guias para o desenvolvimento de currículos para a Educação de Técnico de Enfermagem" em 1959. Mais tarde naquele ano, Orem tornou-se um professor assistente de ensino de enfermagem na Catholic University of América. Posteriormente, ela serviu como Decano da Faculdade de Enfermagem e professora-adjunto do Ensino de Enfermagem. Ela continuou a desenvolver seus conceitos de cuidados de enfermagem e de autocuidado na Catholic University of América (DUPAS et al, 1994).

Orem deixou a Catholic University of América em 1970 e começou sua própria empresa de consultoria. Seu primeiro livro publicado em 1971 foi Enfermagem: Conceitos de Boas Práticas. Ela recebeu doutorado honorário de Ciência da Universidade de Georgetown, em 1976 e do Colégio Verbo Encarnado, em 1980. Ela recebeu um doutorado honorário em Letras Humanas da Wesleyan University, Illinois, em 1988, e um Doutoramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com