TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do autocuidado de Orem

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  1.573 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

ENFERMAGEM

1º SEMESTRE

TEORIA DO AUTOCUIDADO DE OREM

Aline C. J. Soares RA: 9002000967

Camila Bizarria RA: 5069652478

Douglas Passos da Silva RA: 8075809203

Fabiana Almeida Souza RA: 5023584453

Karen Aparecida dos Santos RA: 5078737084

Larissa Cristine G. L. Silva RA: 5083688714

Rafaela Fernanda RA: 5012482150

Roziane Boaventura de Almeida RA: 5079675429

Professora: Gisely e Alessandra

HABILIDADES

São José dos Campos – SP

2016

Sumário

INTRODUÇÃO        3

Dorothea Elizabeth Orem        4

A TEORIA DO AUTOCUIDADO DE OREM        5

1.        Teoria do Autocuidado        5

2.        Teoria do Déficit do Autocuidado        5

3.        Teoria do Sistema de Enfermagem        6

Sistema totalmente compensatório        6

Sistema parcialmente compensatório        6

Sistema de apoio-educação.        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        8

INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo a preocupação das enfermeiras com a melhoria na qualidade da assistência ao cliente, têm se tornado maior. Tal preocupação surgiu em meados da década de 50, em meio a guerras e doenças, as enfermeiras passaram a organizar seus conhecimentos científicos e direciona-los à prática, até então a enfermagem era tida como não-científica pois, era baseada em fatores intuitivos. Na atualidade o enfermeiro deve reconhecer que sua prática necessita de embasamento científico, assim proporcionando, a partir do cuidado, uma melhora significativa na saúde do indivíduo.

A construção das teorias de enfermagem procura relacionar fatos formando uma base científica, abandonando o modo empírico de atuação do enfermeiro. Ela é um meio usado para compreender algo apontando as características que identificam o mesmo. É uma formação de ideias criativas e rigorosas que visa uma solução e uma visão sistemática dos fenômenos.

A partir da preocupação com o cuidar surgem diversas teorias, neste trabalho abordaremos a Teoria de Enfermagem de Orem a qual foi desenvolvida entre 1959 e 1985. Ela é baseada principalmente no autocuidado. É composta por três unidades teóricas que são relacionadas entre si, sendo elas: Teoria do Autocuidado, Teoria do Déficit do Autocuidado e Teoria dos Sistemas de Enfermagem. Sua teoria consiste na ideia de que os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos, caso não haja a capacidade do paciente, para o seu autocuidado, então, entra o papel do enfermeiro neste processo.  

Dorothea Elizabeth Orem

Elizabeth nasceu na cidade de Baltimore situada em Maryland nos Estados Unidos, em 1914, filha de pai trabalhador da construção civil e pescador e mãe dona de casa. Iniciou seus estudos de Enfermagem no Providence Hospital School Nursing, em Washington o qual concluiu no ano de 1930. Em 1939 obteve o grau de Bacherel em Ciências em Educação de enfermagem e Mestre em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945 pela Catholic University of America. Entre seus títulos e gruas honorários recebidos incluem o de Doutora em Ciências Georgetown University em 1976, Doutora em Ciências da Incamat Word College em 1980 e doutora em Humane Letters Llinois Westem University em 1988. Em 1992 foi nomeada como membro honorário da América Academy of Nursing. Trabalhou como enfermeira de equipe e particular; educadora de enfermagem; administradora e consultora de enfermagem. No período entre 1949 a 1957 foi assessora de serviços institucionais do Conselho de Saúde do estado de Indiana e entre 1957 e 1959 participou como consultora na Secretaria de Educação do Departamento de Saúde, Educação e Bem-estar em um projeto com o objetivo de melhorar o treinamento de enfermagem prática, o que a levou a publicar em 1959 seu conceito de enfermagem como autocuidado. Dando continuidade no desenvolvimento de seus conceitos de enfermagem de autocuidado publicou em 1971 Enfermagem: Conceitos de prática em quatro edições. A primeira unidade com foco voltado para o indivíduo; a segunda  multipessoais-família, grupos e comunidades; a terceira apresentava em geral teoria de enfermagem de Orem constituída por três bases teóricas relacionadas autocuidado, déficit de autocuidado e sistemas de enfermagem e a quarta dando ênfase à criança, os grupos e a sociedade.
      Orem faleceu em 22 de junho de 2007, na cidade de Savannah, GA, Estados Unidos, em sua residência.
[pic 3]

A TEORIA DO AUTOCUIDADO DE OREM

A teoria geral de enfermagem de orem é composta por três teorias inter-relacionadas – autocuidado, déficit de autocuidado e sistemas de enfermagem. Anexos nas três teorias ela indica seis conceitos centrais e um periférico, sendo os centrais: autocuidado, ação de autocuidado, déficit de autocuidado, demanda terapêutica de autocuidado, serviço de enfermagem e sistema de enfermagem, e o periférico ela chama de fatores condicionantes básicos.

  1. Teoria do Autocuidado

Refere-se à realização do autocuidado em si, assim como explica e justifica por que o autocuidado é necessário à saúde. Se baseia em ações voluntárias que o indivíduo é capaz de realizar, tendo a responsabilidade de cuidar de si mesmo para sua saúde, bem-estar e autoestima. Está diretamente relacionado à compreensão dos conceitos de autocuidado, ação de autocuidado, fatores condicionantes básicos e demanda terapêutica de autocuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (250.8 Kb)   docx (123.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com