TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de Enfermagem, Deficit do Autocuidado

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito Principal e Conceitos Inter-relacionados

O conceito principal é dado através da união de outras três teorias (Teoria de Autocuidado, Teoria do Déficit do Autocuidado e a Teoria do Sistema de Enfermagem) e são compostos de cinco conceitos centrais e inter-relacionados, ambos descritos abaixo:

* Teoria de Autocuidado: Baseia-se na prática de cuidados executados pela própria pessoa portadora de uma necessidade para a manutenção da vida, saúde e bem-estar.

* Teoria do Déficit do Autocuidado: Baseia-se em quando o paciente se encontra incapaz de praticar o autocuidado e, é necessária a intervenção da enfermagem para a manutenção da vida, saúde e bem-estar.

* Teoria do Sistema de Enfermagem: Baseia-se em quando o paciente está na situação de déficit de autocuidado (impossibilitado de realizar o autocuidado) e para suprir essa incapacidade, necessita dos cuidados da enfermagem, mostrando como as pessoas podem vir a ser beneficiadas com os cuidados de enfermagem.

* Capacidades de Autocuidado: Baseia-se em quando a pessoa é capaz de realizar por si e para si mesma o autocuidado, quando possui habilidades e precisam adquirir experiência para a realização do autocuidado.

* Ações de Autocuidado: Baseia-se quando a pessoa pratica uma ação ou atividade em benefício próprio para a manutenção da vida, saúde e bem-estar.

* Demanda de Autocuidado terapêutico: Baseia-se nas ações necessárias, de autocuidado em momentos específicos (Ex. Pós-operatório), ou durante um determinado período de tempo para suprir todos os requisitos necessários ao paciente.

* Déficit de Autocuidado: Baseia-se no resultado deficitário após a relação entre as Capacidades de autocuidado e a Demanda de autocuidado terapêutico.

*Agência (capacidade) de enfermagem: Baseia-se com as habilidades especializadas, que permitem aos profissionais de enfermagem proporcionar atenção que compense ou ajude a superar as deficiências de autocuidado relacionadas com a saúde. Dento de sua área de capacitação com conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação profissional.

* Sistemas de Enfermagem

Os sistemas de enfermagem explicam a maneira de como as pessoas podem vir a ser beneficiadas com os cuidados da enfermagem. E se classificam em: Sistema Totalmente Compensatório, Sistema Parcialmente Compensatório e Sistema de Apoio e Educação.

*Sistema Totalmente Compensatório

É representado pelo paciente incapaz de desempenhar ações de autocuidado. O enfermeiro é o responsável por administrar o cuidado no paciente através de suas ações, compensando a incapacidade do paciente e conseguindo o autocuidado do mesmo através de apoio e proteção do paciente.

Ex: Os bebês, as crianças, pacientes em coma (CTI, UTI), idosos, deficientes físicos e mentais.

*Sistema Parcialmente Compensatório

É representado por uma situação que consiste em: O enfermeiro e o paciente realizarem ações de cuidado, se envolvem em tarefas de manipulação e locomoção. Através de suas ações o enfermeiro administra algumas medidas de autocuidado pelo paciente, compensando suas ações de autocuidado conforme o exigido. O paciente realiza algumas ações de autocuidado, regula suas atividades e aceita atendimento e auxílio do enfermeiro.

Ex: Pacientes com pós-operatório, pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) recente e com sequelas.

* Sistema de Apoio e Educação

É representado por uma situação que consiste em: O paciente consegue realizar o autocuidado e é capaz de aprender a executar medidas de autocuidado terapêutico. O enfermeiro irá orientar e ensinar ao paciente o procedimento para que ele mesmo possa realizar.

Ex:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com