TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Conjuntivo

Artigo: Tecido Conjuntivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

01. INTRODUÇÃO

Os tecidos conjuntivos são responsáveis pelo o estabelecimento e a manutenção da forma do corpo. Este papel é dado por um conjunto de moléculas (matriz extracelular) que conecta e liga ás células e órgãos, assim dando suporte ao corpo. Diferente de outros tecidos, que são formados principalmente por células, o tecido conjuntivo é constituído principalmente por matriz extracelular. As matrizes extracelulares são compostas por diferentes combinações de proteínas fibrosas e de substância fundamental. A substância fundamental é um complexo viscoso e altamente hidrofílico de macromoléculas aniônicas (glicosaminoglicanos e proteoglicanos) e glicoproteínas multiadesivas (laminina, fibrotecnina entre outras) que se liga a proteínas receptoras (intregrinas) presentes na superfície de células bem como outros componentes da matriz, fornecendo, desse modo, força tênsil rigidez a matriz. O tecido conjuntivo compreende um tecido tradicionalmente conhecido como tecido conjuntivo propriamente dito e um amplo grupo de tecidos chamados tecidos conjuntivos especiais, com funções altamente especializadas.

Na aula prática deste relatório foi visto o tecido conjuntivo propriamente dito com suas duas classificações: o denso e o frouxo, e o tecido adiposo. O tecido conjuntivo frouxo suporta estruturas normalmente sujeitas à pressão e atritos pequenos, tem uma consistência delicada, é flexível, bem vascularizado e não muito resistente a trações. O tecido conjuntivo denso é adaptado para oferecer resistência e proteção aos tecidos. É formado pelos mesmos componentes encontrados no tecido conjuntivo frouxo, entretanto, existem menos células e uma clara predominância de fibras colágenas, o tecido conjuntivo denso é menos flexível e mais resistente á tensão que o tecido conjuntivo frouxo. Quando as fibras colágenas são organizadas em feixes sem uma orientação definida, o tecido chama-se denso não modelado o que lhe confere certa resistência às trações exercidas em qualquer direção. O tecido denso modelado apresenta feixes de colágenos paralelos uns aos outros e alinhados com os fibroblastos. Trata-se de um conjuntivo que formou suas fibras colágenas em respostas as forças de tração exercidas em um determinado sentido.

O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especial caracterizado pela predominância de células especializadas, os adipócitos, essa células podem ser encontradas isoladas ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo frouxo, porém a maioria delas forma grande agregados, constituindo o tecido adiposo distribuído pelo corpo. Esse tecido é considerado a maior reserva de energia do corpo, apesar de não ser a única. Além da dimensão do depósito energético que o tecido adiposo representa, por meio dos triglicerídeos, esse lipídeo é ainda mais eficiente na produção de energia do que o glicogênio.

O tecido adiposo não tem só a função de armazenar energia, mas ele atua também: na modelagem da pele, tendo uma distribuição diferenciada em homens e mulheres, conferindo-lhes as formas que lhes são peculiares; na absorção de choques, amortecendo impactos externos sobre o corpo; no isolamento térmico, impedindo a perda de calor do corpo; preenchendo espaços e sustentando órgãos.

Os tecidos adiposos podem ser de dois tipos:

• Tecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com