TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Epitelial Resumo

Casos: Tecido Epitelial Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 7

Tecido epitelial

A maioria dos órgãos pode ser dividida em dois componentes: o parênquima, composto pelas células responsáveis pelas principais funções típicas do órgão, e o estoma, que é o tecido de sustentação. Com exceção do encéfalo e da medula espinhal, o estoma é constituído de tecido conjuntivo. Os epitélios são constituídos por células poliédricas justapostas, entre as quais há pouca substancia extracelular. As células epiteliais geralmente aderem firmemente umas as outras por meio de junções intercelulares. As principais funções dos epitélios são: revestimento de superfícies (na pele), absorção de moléculas (intestino), secreção (glândula), percepção de estímulos (neuroepitelial olfatório) e contração (células mioepiteliais).

Obs.: Tudo o que entra e deixa o corpo deve atravessar um folheto epitelial.

Praticamente todos os epitélios estão apoiados sobre tecido conjuntivo. No caso dos epitélios que revestem órgãos ocos (principalmente no aparelho digestivo, respiratório e urinário), esta camada de tecido conjuntivo recebe o nome de lâmina própria. A porção da célula epitelial voltada para o tecido conjuntivo é denominada porção basal, enquanto a extremidade oposta geralmente voltada para uma cavidade ou espaço, é denominada porção apical; a superfície desta ultima região é chamada superfície livre. As superfícies de células epiteliais que confrontam células vizinhas são denominadas paredes laterais.

Lâminas Basais e Membranas Basais

Na superfície de contato entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente há uma estrutura chamada lâmina basal. Os componentes principais das lâminas basais são colágeno tipo IV, as glicoproteínas laminina e entactina e proteoglicanos. A lâmina basal se prende ao tecido conjuntivo por meio de fibrilas de ancoragem constituídas por colágeno tipo VII. As lâminas basais têm muitas funções. Além de um papel estrutural e na filtração de moléculas, elas também podem: influenciar a polaridade das células; regular a proliferação e a diferenciação celular, ligando – se com fatores de crescimento; influir no metabolismo celular; organizar as proteínas nas membranas plasmáticas de células adjacentes; servir como caminho e suporte para migração de células. A lâmina basal parece conter informações necessárias para algumas interações célula-célula. O nome membrana basal é usado para denominar uma camada situada abaixo de epitélios. A membrana basal é geralmente formada pela fusão de duas lâminas basais ou de uma lâmina basal e uma lamina reticular e por essa razão e por essa razão é mais espessa que uma lâmina basal isolada.

Junções Intercelulares

A adesão entre células é em parte devida á ação coesiva dos membros de uma família de glicoproteínas transmembrana chamada caderinas. As caderinas perdem sua capacidade de adesão na ausência de Ca2+. Os vários tipos de junções servem não só como locais de adesão, mas eventualmente também como vedantes - prevenindo o fluxo de materiais pelo espaço intercelular – e ainda podem oferecer canais para a comunicação entre células adjacentes. Portanto, do ponto de vista funcional, as junções podem ser classificadas como: junções de adesão (zônulas de adesão, hemidesmossomos e desmossomos), junções impermeáveis (zônulas de oclusão) e junções de comunicação (junções comunicantes ou junções gap). As junções estreitas ou zônulas de oclusão costumam ser as mais apicais desta sequência. A principal função da junção estreita e promover uma vedação que impede o movimento de materiais entre as células epiteliais, tanto do ápice para base como da base para o ápice. Deste modo, as zônulas de oclusão participam da formação de compartimentos funcionais delimitados por folhetos de células epiteliais. Em muitos epitélios o tipo seguinte de junção encontrado na sequência ápico – basal é a zônula de adesão. Esta junção circunda toda a célula e contribui para aderência entre as células vizinhas. A este conjunto de zônula de oclusão e zônula de adesão que circunda toda a parede lateral da região apical de muitos tipos de células epiteliais mais a fileira de desmossomos se dá o nome de complexo unitivo. Junções comunicantes (junções gap) podem existir praticamente em qualquer local das membranas laterais das células epiteliais. Estas junções são também encontradas em outros tecidos, com exceção do musculo esquelético. As proteínas da junção comunicante, chamadas conexinas. O ultimo tipo de junção é o desmossomo ou mácua de adesão. O desmossomo é uma estrutura complexa, em forma de disco, presente na superfície da célula, e que é sobreposta a estrutura idêntica presente na superfície da célula adjacente. Hemidesmossomos podem ser encontrados na região de contato entre alguns tipos de células epiteliais e sua lamina basal. Estas junções têm a estrutura de meio desmossomo e prendem a célula epitelial á lâmina basal, no entanto nos desmossomos as placas de ancoragem contem principalmente caderinas, enquanto nos hemidesmossomos as placas contem interinas.

Microvilos

Forma de dedos, ou pregas de trajetos sinuosos. As células que exercem intensa absorção, como as do epitélio de revestimento do intestino delgado e dos túbulos proximais dos rins, possuem centenas de microvilos. No interior dos microvilos há um grupo de filamentos de actina que, por meio de várias outras proteínas, mantêm ligações cruzadas entre si e ligações com a membrana plasmática do microvilo.

Estereocílios

São prolongamentos longos e imóveis de células do epidídimo e do ducto deferente que na verdade são microvilos longos e ramificados. Os estereocílios aumentam a área de superfície da célula, facilitando o movimento das moléculas para dentro e para fora da célula.

Cílios e Flagelos

Os cílios são prolongamentos longos e dotados de motilidade, presentes na superfície de algumas células epiteliais. Os cílios estão inseridos em corpúsculos basais que são estruturas elétron – densas situadas no ápice das células, logo abaixo da membrana. O ATP é a principal fonte de energia para o movimento ciliar.

Tipos de epitélios

Epitélios de revestimento

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com