TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido muscular

Por:   •  14/11/2015  •  Resenha  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 7

TECIDO MUSCULAR

-Responsável pelos movimentos.

-Existem três tipos: músculo estriado cardíaco, musculo estriado esquelético e músculo liso (sem estriações).

-Constituída por fibras alongadas formadas por filamentos de proteína formada por miofibrilas que são actina e miosina. A origem dos miócitos é a célula precursora que vai se diferenciar em célula muscular, vem da mesoderme. A mesoderme é o folheto embrionário que vai formar todos os tipos de tecido conjuntivo e de tecido muscular.

 A classificação do musculo:

- MUSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO: Possui células alongadas e cilíndricas, multinucleadascom núcleo na periferia com estrias (linhas transversais) chamadas de miofibrilas. A banda mais escura é miosina e a mais clara é a actina.

-MUSCULO ESTRIADO CARDÍACO: possui células alongadas com estriações, mononucleada ou binucleada com núcleos centrais. Somente o cardíaco possui essa característica: discos intercalares, a fibra muscular cardíaca sofre anastomose sofrendo ramificações. Esse disco é formado por junções comunicantes (comunicação intercelular para passagem de íons e hormônios) e desmossomos(adesão de célula-célula)

-MUSCULO LISO: possui células fusiformes com núcleo central e basal. Capacidade de regeneração.

Características gerais dos músculos:

Sarcolema: membrana plasmática;

Sarcoplasma: citoplasma;

Retículo sarcoplásmático: reticulo endoplasmático.

Sacossomas: mitocôndrias (não sei se ouvi certo o nome)

O músculo é envolvido por bainhas de tecido conjuntivo que separa cada feixe de tecido muscular, a fascia mais externa é chamada de epimísio, a média perimísio e mais interna endomísio.

O tecido conjuntivo envolve cada célula muscular, endomisio composto por fibras “jugulares” e uma bainha externa, o perimísio que é denso e o epimísio que é conjuntivo frouxo que mantem as células unidas e serve de apoio as contrações transmite a forca de contração do musculo a outras estruturas como tensões, ligamentos e ossos, conduz vasos sanguíneos e nervos.

  • Classifcação quanto aos critérios morfológicos:
  1. Quanto à forma: esquelético e o cardíaco possuem células cilíndricas alongadas, liso são células fusiformes.
  2. Quanto ao núcleo: Esquelético possui células multinucleadas, cardíaco possui células mono ou binucleada e liso possui células mono ou binucleada;
  3. Quanto ao tipo de contração: A única voluntária é a esquelética;
  4. Quanto a presença ou ausência de estriações: esquelético e o cardíaco possuem estrias e o liso não possui.

-Corte longitudinal do musculo esquelético mostrando a figura com as divisões das fáscias.

Hiperplasia- aumento do número de camada de células;

Hipertrofia- aumento do volume da célula.

Quando se faz musculação, o musculo esquelético não se regenera, a presença de células satélites no tecido conjuntivo que começam a ter hiperplasia e hipertrofia.

No musculo cardíaco não ocorre uma regeneração há formação de um tecido fibroso com presença de fibroblastos do tecido conjuntivo que vai produzir uma nova matriz para cicatrizar aquela lesão já que o tecido cardíaco não se regenera.

O músculo liso é o ÚNICO que tem capacidade de regeneração com hiperplasia como por exemplo útero gravídico. Tem a presença de uma proteína chamada lipostantina que regula essa hiperplasia e hipertrofia.

As miofibrilas são responsáveis pelas estriações (linhas transversais), banda escura é o filamento grosso(miosina) e o filamento delgado é a banda clara (actina). A banda A escura, a banda I clara, H área clara no centro de cada banda A, linha M divide a banda A ao meio e o sarcomero é a unidade contrátil do musculo formado por miofibrilas (miosina e actina). Durante a contração, quando o musculo está relaxado ele se encontra no tamanho normal, mas quando esta contraído ocorre diminuição do sarcomero onde os filamentos delgados deslizam para centro da miosina diminuindo de tamanho.

Observa-se a banda H miosina, disco Z que são as proteínas ligadas aos filamentos de actina, sarcolema é o reticulo sarcoplástico que armazena o cálcio. O cálcio está no citosol que sai dos túbulos T para ocorrer a ativação das miofibrilas e contração. Tem a presença das mitocôndrias para fornecer energia para ocorrer contração. O disco Z é o filamento delgado que tem a extremidade menos e mais. Os filamentos grossos de miosina possuem lebulina e tinina que atuam como mola mantendo os filamentos de miosina no centro. A miosina é a proteína motora, elas possuem cadeias leves e pesadas com ATP que toca na actina para ter a contração.

O filamento delgado é formado por monômeros de actina, associado a esse duplo protofilamento está uma proteína lateral tropomiosina impedindo com que a actina interaja com outra proteína. Quando o musculo está relaxado a miosina não toca na actina porque a tropomiosina impede. Existe outra proteína troponina C que é fosforila com o aumento do cálcio que modifica a conformação da tropomiosina afastando a miosina e permitindo a comunicação com a actina para que ocorra a contração.

Para haver a contração é necessário de um estimulo liberado pelo neurônio que libera acetilcolina, neurotransmissor que vai chegar na membrana do musculo se ligando ao receptor para acetilcolina que controla a abertura de canais iônicos. Quando o músculo está relaxado o potássio está dentro, a acetilcolina chega abre o canal iônico tendo influxo de sódio para o meio intracelular levando a uma onda de despolarização que vai alcançar o retículo sarcoplasmático para estimular a saída do cálcio para ativar as proteína troponina C modifica a conformação da tromiosina para haver a contração.

Aumento do Cálcio no citosol Ativatroponina C  Afasta a tropomiosina Deixando livre a actinaactina interage com a miosina CONTRAÇÃO!

BOTULISMO E MIASTENIA GRAVE- ambos estão relacionados a paralisia muscular.

BOTULISMO

Toxina botulínica é adquirido através de uma bactéria quando se consome alimentos enlatados amassados ou enferrujados. Quando entra no corpo ela afeta no neurônio na membrana pré-sináptica quando recebe o estimulo ele precisa enviar esse impulso nervosa em forma de neurotransmissor, quando a vesícula se aproxima da membrana tem que haver uma fusão da vesícula com a membrana pre-sináptica. Essa fusão é feita por proteínas v-ESNARE e t-SNARE, logo a bactéria degrada a esnare logo não há formação de vesícula e não há liberação do neurotransmissor levando a disfunção neuronal.É justamente esse mecanismo que é interrompido nos casos de botulismo e tétano. As toxinas dessas doenças são proteases que clivam as SNARES mencionadas acima, impedindo a fusão da vesícula junto à membrana pré-sináptica e, consequentemente, impedindo a liberação dos neurotransmissores (especificamente a acetilcolina) na fenda sináptica ou na junção neuromuscular. Dessa maneira, a propagação da informação nervosa é bastante prejudicada e é aí que os sintomas da doença aparecem: fraqueza muscular que inicialmente acomete os músculos inervados pelo nervo facial, dificultando os movimentos dos olhos, dos músculos faciais (expressão facial ou movimentos como falar, mastigar, bocejar), entre outros. Depois, expande para os braços, ombros e pernas. Nos casos mais severos, músculos da repiração são afetados, causando primeiramente uma dispneia (dificuldade de respiração) mas podendo agravar até levar à morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com