TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecções bacterianas da pele e tecido subcutâneo

Seminário: Infecções bacterianas da pele e tecido subcutâneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Seminário  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

Infecções bacterianas do tecido cutâneo e subcutâneo

Piodermite

O Impetigo é uma infecção cutânea bastante comum de aspecto vesiculo-pustular, predominante em crianças em idade pré-escolar e escolar, com lesões que podem regredir espontaneamente mas, muitas vezes propaga-se às regiões próximas formando novas lesões. O clima quente e úmido, a falta de higiene e uma doença cutânea pré-existente favorecem o aparecimento e evolução do impetigo.Existem :

 impetigo bolhoso, onde predomina a formação de bolhas duradouras;

 impetigo não bolhoso onde as bolhas existem, porém, rompem-se com muita facilidade dando lugar à formação de uma crosta amarelada e espessa. Em ambos os casos os agentes causais são os estafilococos aureus e os estreptococos do grupo A.

Ectima que apresenta uma lesão inicial bastante semelhante ao impetigo com presença de vesícula pustular, ulceração com formação de crosta e presença de cicatriz. As localizações mais frequentes são os membros inferiores e também está relacionada com higiene precária, assim como com a desnutrição e a imunodepressão.

Foliculite que nada mais é do que uma inflamação superficial, envolvendo cada folículo piloso e que pode evoluir ganhando profundidade na lesão causando até mesmo uma danificação estrutural do pelo que pode por sua vez ser facilmente arrancados. Em alguns casos não apresenta pus, mas na maioria das vezes as pústulas são lesões presentes. Pápulas, cistos e abscessos também são lesões cutâneas bastante frequentes.

Furúnculo é um nódulo supurativo na derme profunda que se instala a partir de uma foliculite, portanto, vocês têm que concordar comigo que essas últimas duas doenças podem ser encontradas juntamente num mesmo indivíduo? O furúnculo inicia-se normalmente a partir de uma foliculite, é extremamente doloroso eritematoso (avermelhado), inflamado, endurecido, quente e muitas vezes centrado por um pelo, onde pode aparecer pequeno ponto de pus. Com a evolução do quadro ocorre o rompimento do nódulo e a eliminação do "carnegão", deixando a área ulcerada que vai cicatrizar geralmente deixando marca escurecida no local. As lesões são mais frequentes nas nádegas e virilhas. Quando ocorrem repetidamente, a doença recebe o nome de furunculose e pode evoluir para a formação de um abcesso

Processo infeccioso

Ao redor de toda a borda das unhas, apresentando eritema (vermelhidão), calor, dor acentuados, formação de bolhas de conteúdo purulento podendo levar à queda da unha e denominado Paroníquia Piogênica. Os sinais decritos acima são de um processo inflamatório que neste caso é causado pelas bactérias estreptococos do grupo A ou por S. aureus

Vocês devem estar se perguntando sobre a celulite, sobre o fato de ser uma doença infecciosa, realmente temos alguns pontos a esclarecer! A verdadeira celulite é uma inflamação com infecção da derme profunda e do tecido subcutâneo e não aqueles “furinhos” frequentemente encontrados nas coxas e glúteos das mulheres.

Ambas apresentam um quadro similar, porém na celulite não há comprometimento do sistema linfático, o que já acontece na erisipela. A celulite não apresenta bolhas, enquanto a erisipela pode evoluir para a instalação dessas lesões. É comum verificar na celulite a formação deuma placa discretamente endurecida, eritematosa e quente, com uma borda avançada. Note que essas doenças podem evoluir rapidamente para um mal prognóstico, levando a complicações graves e severas e em alguns casos causando a morte do indivíduo.

Eczema de Contato

O primeiro eczema que iremos estudar aqui é o Eczema de Contato que é uma reação inflamatória que ocorre devido ao contato da pele com um agente irritativo (eczema por irritante primário) ou que cause alergia (eczema alérgico) (SAÚDE..., 2012). Com certeza vocês já tiveram ou conhecem alguém que tem alergia a brincos de bijouterias ou a pulseira de relógios, fivelas de cintos. Então, esse tipo de reação é justamente um eczema de contato!

eczema por irritante primário trata-se de uma reação pela ação direta da substância sobre a pele, que a danifica e desencadeia a reação. Essa reação pode ocorrer de duas maneiras: agudaquando uma substância de alta concentração entra em contato com a pele produzindo uma resposta imediata como, por exemplo, a reação ao uso de ácidos de alta concentração para a realização de peelings (SAÚDE..., 2012); ou crônica quando é preciso haver exposições repetidas da pele ao agente causador da reação para desencadear o processo (efeito cumulativo) devido às baixas concentrações das substâncias. Esse último processo é comum de ser visto nas mãos de donas de casa ou de pessoas que trabalham com limpeza.

eczema de contato é o eczema alérgico que acontece quando o indivíduo entra em contato com uma substância alergênica (que causa alergia) e esta substância liga-se a proteínas da própria pele, passa a ser reconhecida como estranha ao organismo, que desencadeia uma resposta imunológica para combatê-la. Nesse tipo de eczema, um típico caso são as alergias a brincos, anéis, pulseiras e relógios.

E como vocês acham que se manifestam essa reação? Quais os sinais apresentados? Os sinais clínicos, ou seja, as manifestações e sintomas apresentados são o edema (muito conhecido popularmente de inchaço), o eritema também conhecido por vermelhidão da pele, formação de vesículas, bolhas e secreção quando se apresentam numa fase inicial e aguda. Numa fase crônica ou tardia é comum verificarmos um espessamento da pele num processo conhecido na literatura por liquenificação. Vale a pena ressaltar queridos alunos que o prurido ou coceira está sempre presente!

Eczema Atópico

alteração cutânea que se trata de uma doença de pele crônica, inflamatória que apresenta erupções que coçam e descamam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com