TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Da Informação

Casos: Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 13

Evolução dos Computadores

Introdução

Como a maioria das descobertas tecnológicas, os computadores foram construídos inicialmente para fins militares. O interesse pela construção do primeiro computador foi grande. Alemanha e E.U.A disputavam essa acirrada corrida contra o tempo. Durante a Segunda Guerra Mundial iniciaram-se os projetos para a sua construção, principalmente para codificar e decodificar as mensagens trocadas durante a Guerra. Logo depois

ENIAC - Construído em 1946 foi construído o primeiro computador eletro-mecânico, que possuia gigantescas dimensões. Ele funcionava a base de válvulas a vácuo e armazenava dados através de cartão perfurado. O desaparecimento das válvulas aconteceu logo após a descoberta dos transistores, o que resultou numa diminuição considerável nos tamanho das máquinas, aproximadamente na década de 50. As primeiras linguagens de programação também apareceram neste período.

Ao decorrer dos tempos uma nova evolução acontecia: aparece a multiprogramação, memória através de semicondutores e discos magnéticos, surgem os microprocessadores, que reduziram novamente o tamanho das máquinas. Também surge a teleinformática, a Internet, a inteligência artificial, entre outras novidades.

Todo esse trabalho resultou nos computadores que utilizamos hoje e que daqui a alguns anos serão tão antigos, tão grandes, e tão antiquados quanto os primeiros.

Cronologia da História dos Computadores

1941 - Resultado da 2a Guerra Mundial, o computador Z3, construído pelos alemães, tinha como principal função a codificação de mensagens. Porém foi destruído em Berlim nos deixando pouquissímas informações.

1943 - Assim como os alemães, os ingleses também foram em busca de tecnologias para decifrar códigos secretos construindo então, o Colossus (Serviço de Inteligência Britânico). Possuindo dimensões gigantescas, o Colossus funcionava por meio de válvulas chegando a processar cerca de 5 mil caractéres por segundo. Ele foi inventado por Alan Turing.

1944 - O Mark I (Howard Aiken) foi o primeiro computador eletromecânico construído. Bastante diferente dos computadores atuais, o Mark I possuía 18 metros de comprimento, dois metros de largura e pesava 70 toneladas. Era constituído por 7milhões de peças móveis e sua fiação alcançava 800 Km. Com a chegada dos computadores eletrônicos o Mark I logo foi substituído.

1945 - John von Neumann, engenheiro matemático húngaro e naturalizado americano desenvolveu um projeto de computador baseado na lógica, com armazenamento eletrônico da informação e de dados de programação. O computador processaria os dados de acordo com as necessidades do usuário, ou seja, as instruções não viriam pré-determinadas. Mais tarde esse computador foi construído recebendo o nome de Edvac.

1946 - John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). O ENIAC possuia aproximadamente 18 mil válvulas, pesava 30 toneladas e chegava a consumir 150 KW. Em contrapartida superava em mil a velocidade dos outros computadores, chegando a realizar 5 mil operações por segundo.

1947 - Presper Eckert e John Mauchly, pioneiros na história da informática, fundaram a Cia. Eckert-Mauchly Computer Corporation, com o objetivo de fabricar máquinas baseadas em suas experiências como o ENIAC e o EDVAC.

1949 - Thomas Watson Jr. em uma palestra em um encontro de vendas da IBM prenunciou que todas as partes moveis em maquinas seriam substituídas por componentes eletrônicos em uma década.

1951 - O Univac foi o primeiro computador comercializado. Projetado por J. Presper Ecker e John Mauchly, executava 1905 operações por segundo e seu preço chegou a US$1 milhão.

1952 - Heinz Nixdorf fundou a Cia. Nixdorf Computer Corporation, na Alemanha. Ela permaneceu como uma corporação independente até a sua união com a Siemens, em 1990.

1953 - A Internation Business Machines lança seu primeiro computador digital, o IBM 701. Como primeiro computador da marca comercializado, foram vendidas 19 máquinas em três anos.

1954 - O gênio da matemática Alan Turing publicou o livro "On Computable Numbers" propondo questões significativas sobre programação e inteligência humana. Utilizou suas aplicações de lógica no desenvolvimento do conceito de máquina Universal.

1955 - Anunciado pelos laboratórios AT&T Bell, o Tradic foi o primeiro computador transistorizado, possuindo aproximadamente 800 transistores no lugar dos antigos tubos de vácuo, o que lhe permitia trabalhar com menos de 100 Watts.

1956 - No MIT (Massachussets Institute of Technology) pesquisadores começaram a testar entrada de dados em teclados de computadores.

1957 - Um grupo de engenheiros liderados por Ken Olsen deixaram o laboratório Lincon do MIT e fundaram a Digital Equipment Corporation. Neste ano também foi descoberta uma nova linguagem: a Fortran, que permitia ao computador executar tarefas repetidas a partir de um conjunto de instruções.

1958 - Jack Kilby criou o primeiro circuito integrado na Texas Instrument para provar que resistores e capacitores poderiam existir num mesmo pedaço de material semicondutor. Seu circuito era formado por uma lasca de germânio e cinco componentes ligados por fios. A NEC do Japão construiu o primeiro computador eletrônico do Pais, o NEAC.

1959 - A serie 7000 de mainframes IBM foi a primeira de computadores transistorizados da companhia. No topo da linha de computadores estava o 7030, também conhecido como STRETCH. Sete computadores, os quais usavam palavras de 64 bits e outras inovações, foram vendidos para laboratórios nacionais e outros usuários científicos. L.R. Johnson foi o primeiro a usar o termo "arquitetura" para descrever o STRETCH.

1960 - Desenhado o Dataphone, primeiro modem comercial, especificamente para converter sinais digitais de computador em sinais analógicos para a transmissão através de suas redes de longa distância. Uma equipe liderada por vários fabricantes de computadores e o Pentágono desenvolveram o COBOL, Common Business Oriented Language, a primeira linguagem voltada para o uso em programação.

1961 - Criado o UNIMATE, primeiro robo industrial que entrou em operação na GM. Sua função era empilhar pedaços de metais quentes, que era executada sem problemas.

1962 - Os estudantes do MIT Slug Russel, Shag Graetz e Alan Kotok escreveram o SpaceWar!, considerado o primeiro jogo interativo de computador. O jogo oferecia gráficos interativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com