TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Assistenciais E Recursos Materiais

Dissertações: Tecnologias Assistenciais E Recursos Materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  6.171 Palavras (25 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 25

Sumário

INTRODUÇÃO 4

JUSTIFICATIVA 5

1. A AVALIÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE 6

1.1. No Mundo 6

1.2. No Brasil 7

1.3. Curiosidades 7

2. A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS NA ENFERMAGEM 8

2.1. Atuação do enfermeiro frente aos recursos materiais 10

2.2. Fatores Básicos na Gerência de Recursos Materiais 11

2.3. Elementos essenciais no processo gerenciamento de recursos materiais: 11

3. TECNOLOGIAS ASSISTENCIAIS DE RECURSOS MATERIAIS 12

3.1. Tecnologias de Materiais 12

3.2. Tecnologias de Máquinas 12

3.3. Tecnologias das Órteses e Próteses 14

3.4. Tecnologias dos Medicamentos 15

3.4.1. História da Anestesia 15

3.4.2. A Tecnologia na administração de medicamentos 16

3.4.3. A Tecnologia aplicada nos Antibióticos 17

CONCLUSÃO 19

ANEXO I 20

ANEXO II 21

REFERÊNCIA 22

INTRODUÇÃO

Há uma necessidade crescente de melhorias na gestão dos serviços de saúde de forma a minimizar os principais problemas enfrentados atualmente pelo sistema de saúde, dentre eles a dificuldade que se encontra de ter acesso às novas tecnologias em recursos materiais e a qualificação de profissionais para administração desses recursos.

O Sistema de Saúde de diversos países incluindo o Brasil conta com uma ferramenta de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), com o objetivo de subsidiar as decisões políticas quanto ao impacto das tecnologias em saúde. Goodman (1998) resumea ATS como sendo “(…) um campo multidisciplinar de analise depoliticas, que estuda as implicações clinicas, sociais, éticas e econômicas do desenvolvimento, difusão e uso da tecnologia em saúde”.

O maior desafio no Brasil é combinar os recursos financeiros com vontade política, para que se tenha o apoio a fim de estabelecer o programa de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), que hoje não se mostra com muita motivação para países em desenvolvimento. Vale ressaltar que é importante o envolvimento de todos os setores do Sistema Único de Saúde (SUS) e da opinião pública para que as ATS atuem de fato como uma ferramenta de apoio à gestão do sistema de saúde no país. Isso implica em qualificação dos profissionaisde saúde, participação dos meios de comunicação além de gerar uma pressão no sistema de saúde por parte da população mais informada.

O profissional de saúde conta hoje com várias tecnologias em recursos materiais para desenvolver melhor a assistência ao seu cliente, contudo é preciso uma conscientização das partes envolvidas (profissional de saúde, cliente e empresa), sobre os benefícios que esta nova tecnologia trará para a assistência. Segundo (Panerai; Pena-Mohr, 1989), Tecnologias em saúde são “todas as formas de conhecimento que podem ser aplicadas para a solução ou a redução dos problemas de saúde de indivíduos ou populações” (Panerai; Pena-Mohr, 1989). Portanto, vai além dos medicamentos, equipamentos e procedimentos usados na assistência a saúde.

JUSTIFICATIVA

As tecnologias assistenciais aos recursos materiais vêm trazendo melhorias para ações, tratamentos de saúde desde sistema de informação de controle de estoque, admissão de dos clientes nos hospitais, bem como, toda sua evolução dentro de uma unidade de saúde, até acompanhamento e resolutividade em cirurgias de pequeno, médio e grande porte.

A ATS se constitui numa ferramenta para garantir os três princípios básicos descentralização, atendimento integral e a participação da comunidade. A descentralização redistribui o poder e a responsabilidade entre os diferentes níveis de gestão, que passam a decidir em cada instancia sobre questões ligadas a regulamentação do setor e alocação dos recursos disponíveis.

Por isso justifica-se este estudo que visa enfatizar e esclarecer a importância do das tecnologias assistenciais aos recursos materiais, como facilitadora e promotora de qualidade no atendimento aos serviços de saúde.

Podem-se definir dentro deste estudo, as competências e responsabilidade de cada parte envolvida de maneira que possam ser percebidas as características específicas de cada situação e/ou agravo, para que se obtenha como produto final, o bem estar do cliente, bem como, dos profissionais envolvidos no processo de diagnósticos e tratamento e da organização.

Espera-se que este artigo contribua para o enriquecimento do conhecimento e sirva como material de estudo, como base de novas pesquisas.

1. A AVALIÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE

1.1. No Mundo

A crescente preocupação dos gestores dos serviços de saúde em todo o mundo com a limitação de recursos tem como marco o fato de que, após a Segunda Guerra Mundial, os gastos com a saúde passaram a crescer de maneira significativa nos países desenvolvidos em conseqüência do grande desenvolvimento tecnológico (Warner; LucE, 1982). A contenção de gastos implica a necessidade de se avaliar os custos decorrentes do usodas tecnologias. Por outro lado, a difusão e a utilização de tecnologias sem a adequada avaliação tiveram, em muitos casos, consequências adversas graves e amplamente reconhecidas tais como: malformação congênita por uso de talidomida durante a gravidez, fibroplasia retrolental (fibrose no olho, mancha esbranquiçada) decorrente de hiperoxigenação de incubadora, etc. (Lambert, 1978). A resposta inicialmente dada por diferentes governantes a elevação dos gastos em saúde foi a contenção de custos. Enquanto este tema dominava os agentes de política em saúde em muitos países, os profissionais de saúde começaram a enfatizar a necessidade de avaliar os resultados de suas práticas. Cresce o reconhecimento de que muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com