TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Relaçoes Humanas

Trabalho Universitário: Teoria Das Relaçoes Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria das Relações Humanas – George Elton Mayo

ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.

a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais (tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico).

a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações.

A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística através do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho.

Mayo a descreveu afirmando que o cuidado com os aspectos sociais era favorável aos empresários.

Com a necessidade de se ter uma Administração que fosse mais democrata e humanizada, as experiências feitas pelo sociólogo Goerges Elton Mayo, na fábrica da Western Eletric Company, fizeram surgir o que se chama de Teoria das Relações Humanas. Essa teoria foi muito importante, em virtude das práticas administrativas daquele tempo, especialmente relacionadas à exploração do trabalhador.

A experiência de suma importância, criada pelo sociólogo australiano, ocorreu com 3 fases distintas. No primeiro momento de seu trabalho de prática de pesquisa, o autor tinha a intenção de confirmar se a iluminação era um fator de modificação na produtividade dos empregados. Decorrente da observação, o resultado mostrou que não havia uma relação direta, porém, sempre haveria alguma modificação, dependendo do psicológico ou fisiológico do operário.No segundo momento de sua experiência, Elton Mayo buscou observar o campo desenvolvido pelo trabalho em grupo, ou seja, o social e o campo de liderança. A sala de experiência era um ambiente ameno, com mais liberdade, sem supervisão muito dura, o que deixava que os operários possuíssem uma interação bem maior. Por fim, a pesquisa seguiu para a sua última fase, que consistia em um Programa de Entrevistas. Neste momento, o sociólogo fazia uma entrevista com os operários, para conhecer, mais a fundo, os seus sentimentos e, inclusive, as opiniões. A partir dessas entrevistas, Elton Mayo descobriu que havia um sentimento de lealdade dos operários entre si e liderança de alguns deles, o que formava uma organização não formal, com regras próprias, com previsão de punição a quem desrespeitasse.

Principios:

Nível de produção é resultado da integração social: Se uma pessoa sofre com algum desarranjo social, a capacidade física não terá eficiência.

Comportamento social dos indivíduos: O grupo é o maior incentivador do comportamento de um indivíduo.

Recompensas ou punições sociais: O respeito acaba sendo perdido quando o trabalhador produzir abaixo ou acima da média.

Grupos informais: Criam as suas próprias regras.

Relações Humanas: São as atitudes que se desenvolvem no convívio de pessoas e grupos.

Importância do conteúdo do cargo: Os trabalhos cansativos, e até mesmo os simples, acabam se tornando desgastantes e monótonos, diminuindo a produção.

Ênfase nos aspectos emocionais: organização informal.

Frases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com