TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapias

Casos: Terapias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, muito se tem escutado falar sobre as mudanças que vem ocorrendo nas técnicas do processo de cuidar. Após estudos científicos especialistas chegaram a conclusão de que escutar o paciente, levar até ele alegria, dar atenção ajuda no processo de recuperação desses pacientes.

Vários estudos apontam os efeitos nocivos sobre a formação das crianças quando observadas num processo de separação dos pais e, em especial, da mãe. Essas crianças requerem assistência especializada para minimizar, tanto quanto possível, o prejuízo psíquico decorrente do abandono.

Dessa forma, vamos proporcionar para crianças que vivem longe do convívio familiar uma tarde recreativa fazendo uso das seguintes atividades:

A palhaçoterapia tem a finalidade de trazer bem estar, cor e felicidade a pessoas que vivem em situações de carência e tristeza. Baseiam suas ações no sorriso e bem estar e isso pode influenciar no processo de recuperação.

Palhaçoterapia - é uma atividade terapêutica com estratégia de amor na sociedade. O mundo precisa de cuidados tais como: compaixão, alegria, amor e humor.

(ADAMS, 2002).

A Palhaçoterapia, através dessas visitas, além de transformar a relação médico-paciente numa relação mais próxima e humana, desenvolvendo nos estudantes habilidades que viabilizam esse contato humanizado, também proporciona uma melhor qualidade de vida ao paciente durante sua doença e sua estadia no hospital .

Musicoterapia - é definida como um processo de intervenção que tem como objetivo promover e facilitar as dinâmicas inter e intrapessoais do indivíduo ou grupo e desenvolver sua comunicação e auto expressão através de vivencias e experiências sonoras musicais.

A terapia da música pode ser utilizada no tratamento de dores, reabilitação de acidentes vasculares cerebrais (AVC), lesões traumáticas, na melhora da coordenação motora tanto de crianças, como jovens e idosos com deficiências neurológicas, com pessoas cegas ou surdas, doentes de Parkinson, mulheres grávidas, deficientes físicos, entre outros.

A presença da música no dia-a-dia auxilia no desenvolvimento físico, pessoal, social, intelectual e emotivo, melhorando a qualidade de vida.

Dinâmica de higienização das mãos - método utilizado para ensinar corretamente como se deve higienizar as mãos

É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento.As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades:

• Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato;

• Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas

A lavagem das mãos tem como principal o

Se2. JUSTIFICATIVA

Este estudo justifica-se devido à importância que a palhaço terapia e musicoterapia podem proporcionar para o desenvolvimento pessoal, bem estar e interação na sociedade.

Tendo como base o exposto acima percebemos a importância de realizar esta pesquisa para buscarmos maiores informações sobre esta realidade em que as crianças e adolescentes abrigados estão inseridos no âmbito familiar.

3. OBJETIVO

3.1 Objetivo geral:

3.1.1-Realizar a melhoria da qualidade de vida das crianças no ______________________________________--(instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com