TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIETA TERAPIA

Ensaios: DIETA TERAPIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 10

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

- Conforme (ZAGURY 2006) É um grande ensinamento, ter uma decisão de querer o controle e principalmente de compreender que esse é o melhor caminho que se apresenta ao diabético. Constituir nosso principal objetivo está aliado à idéia de que aprender por meio de linguagem moderna se torna agradável e leve para atingir nossa meta contra o descontrole da diabetes.

As instruções referem-se á aquisição pura e simples de conhecimento que são transmitidos, o diabete tem incidência mundial, independentemente do sexo, cor, raça. Com isso quanto mais às pessoas souberem tendo informações sobre a doença se tornam mais fácil.

O diabetes caracteriza-se pele elevação da glicose no sangue, acima da taxa normal, que é causada por fatores genéticos e ambientais isto é, a pessoa quando nasce já trás consigo a possibilidade de ficar diabético, quando aliados a isso atuam fatores como: obesidade, sedentarismo, infecções bacterianas, e viráticas, traumas emocionais, gravidez. Também a doença pode surgir mais cedo.

Existem dois tipos principal de diabéticos, a do tipo 1 que precisa fazer dieta e usar insulina e a do tipo 2 que também precisa de dieta e de comprimidos muitas das vezes insulina, com tudo quanto a tipo 1 ou tipo 2 precisa-se de uma dieta balanceada..

O melhor controle tem muitas vantagens, de imediato o diabético vive melhor tendo conhecimento sobre a doença que leva a controlar melhor a glicemia no sangue, você se sente bem, fica mais seguro, e se torna independente, e com isso ao longo do prazo, evitar ou adia o aparecimento das complicações causadas pelo mau controle, problemas de visão, renais, e problemas neurológicos e outros.

Temos as regras básicas da dieta do diabético que é não usar açúcar rotineiramente, por serem simples e alguns concentrados, são rapidamente absorvidos provocando uma rápida elevação de nível da glicose no sangue. O diabete bem instruído, ou seja, bem orientado, que conhece os aspectos mais importantes como a prática de exercícios físicos e o tratamento cumprindo de forma correta está interferindo positivamente no seu próprio destino.

Então se instruindo aprendendo sobre o diabete para aperfeiçoar cada vez mais o seu controle, e beneficiar-se das novas descobertas e do progresso do tratamento. Ainda não aprenderemos tudo, mas vamos compreender o mais importante:

´´ Somente um bom controle da glicose lhe permitirá viver bem´´.

Segundo (CHEMIM. S.DASILVA, 2007). A Diabetes corresponde a um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia alta. A hiperglicemia crônica está associada à disfunção e insuficiência de vários órgãos como vasos sanguíneos, coração, nervos.

Os fatores de uma glicemia descontrolada interferem na biodisponibilidade de nutrientes como exemplo: Não adianta uma pessoa ingerir quantidades de glicose com exagero e prejudicar os outros nutrientes.

A classificação atual é de dois tipos de diabetes tipo 1 ocorre geralmente em crianças e jovens e caracteriza-se pela absoluta falta de insulina, que destrói a células beta produtoras de insulina tendo como a substituição hormonal dos órgãos.

Diabetes tipo 1 :

Os sintomas são muitas vezes leves e sutis, mas podem ser muito mais severos (principalmente no inicio da doença). Alguns sintomas clássicos são:

• Sede excessiva

• Fome excessiva (especialmente após as alimentações);

• Boca seca;

• Náuseas e vômitos;

• Dor abdominal;

• Necessidade de urinar muitas vezes e em grandes quantidades;

• Perda de peso sem explicação (Mesmo comendo bastante e sentindo fome);

• Visão borrada;

• Respiração difícil e pesada;

• Infecções muito freqüentes da urina ou pele.

Os sinais que indicam uma emergência no diabetes tipo1 – ou seja, a necessidade de atendimento médico imediato:

• Tremores e confusão

• Respiração pesada, difícil, acelerada;

• Mau hálito como (cheiro de maçãs podres)

• Dor abdominal intensa

• Perda de consciência (incomum)

Diabetes tipo 2

Já não depende de insulina associa-se em fatores ambientais, em especial a obesidade que é geradora a resistência de insulina.

Em recomendações de um nutricionista :

Para jovens com tipo 1 promover um aporte de energia adequado para assegurar o crescimento e desenvolvimento .

Prevenção alcançar e manter os parâmetros metábolicos satisfatórios.

Vários fatores influenciam as respostas glicêmicas aos alimentos, incluindo a quantidade de carboidrato, tipo de açúcar como a (glicose, frutose, sacarose, lactose) e a natureza do amido (amilose, amilopectina, amido resistente).

Quadro de índice glicêmico dos alimentos

Alimentos N° Índice

Damasco seco 44

Ervilha seca 56

Frutose 32

Grão de Bico 47

Grão de Cevada 49

Leite integral 39

Leite Desnatado 46

Iorgurt 33

Iorgurt com açúcar 48

Iorgurt desnatado com Frutas e adoçantes 14

Iorgurt com adoçantes 27

Lentilha 38

Ervilha verde fresca 48

Maça 38

Uvas 66

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com