TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIETA TERAPIA

Por:   •  10/10/2013  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 10

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

- Conforme (ZAGURY 2006) É um grande ensinamento, ter uma decisão de querer o controle e principalmente de compreender que esse é o melhor caminho que se apresenta ao diabético. Constituir nosso principal objetivo está aliado à idéia de que aprender por meio de linguagem moderna se torna agradável e leve para atingir nossa meta contra o descontrole da diabetes.

As instruções referem-se á aquisição pura e simples de conhecimento que são transmitidos, o diabete tem incidência mundial, independentemente do sexo, cor, raça. Com isso quanto mais às pessoas souberem tendo informações sobre a doença se tornam mais fácil.

O diabetes caracteriza-se pele elevação da glicose no sangue, acima da taxa normal, que é causada por fatores genéticos e ambientais isto é, a pessoa quando nasce já trás consigo a possibilidade de ficar diabético, quando aliados a isso atuam fatores como: obesidade, sedentarismo, infecções bacterianas, e viráticas, traumas emocionais, gravidez. Também a doença pode surgir mais cedo.

Existem dois tipos principal de diabéticos, a do tipo 1 que precisa fazer dieta e usar insulina e a do tipo 2 que também precisa de dieta e de comprimidos muitas das vezes insulina, com tudo quanto a tipo 1 ou tipo 2 precisa-se de uma dieta balanceada..

O melhor controle tem muitas vantagens, de imediato o diabético vive melhor tendo conhecimento sobre a doença que leva a controlar melhor a glicemia no sangue, você se sente bem, fica mais seguro, e se torna independente, e com isso ao longo do prazo, evitar ou adia o aparecimento das complicações causadas pelo mau controle, problemas de visão, renais, e problemas neurológicos e outros.

Temos as regras básicas da dieta do diabético que é não usar açúcar rotineiramente, por serem simples e alguns concentrados, são rapidamente absorvidos provocando uma rápida elevação de nível da glicose no sangue. O diabete bem instruído, ou seja, bem orientado, que conhece os aspectos mais importantes como a prática de exercícios físicos e o tratamento cumprindo de forma correta está interferindo positivamente no seu próprio destino.

Então se instruindo aprendendo sobre o diabete para aperfeiçoar cada vez mais o seu controle, e beneficiar-se das novas descobertas e do progresso do tratamento. Ainda não aprenderemos tudo, mas vamos compreender o mais importante:

´´ Somente um bom controle da glicose lhe permitirá viver bem´´.

Segundo (CHEMIM. S.DASILVA, 2007). A Diabetes corresponde a um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia alta. A hiperglicemia crônica está associada à disfunção e insuficiência de vários órgãos como vasos sanguíneos, coração, nervos.

Os fatores de uma glicemia descontrolada interferem na biodisponibilidade de nutrientes como exemplo: Não adianta uma pessoa ingerir quantidades de glicose com exagero e prejudicar os outros nutrientes.

A classificação atual é de dois tipos de diabetes tipo 1 ocorre geralmente em crianças e jovens e caracteriza-se pela absoluta falta de insulina, que destrói a células beta produtoras de insulina tendo como a substituição hormonal dos órgãos.

Diabetes tipo 1 :

Os sintomas são muitas vezes leves e sutis, mas podem ser muito mais severos (principalmente no inicio da doença). Alguns sintomas clássicos são:

• Sede excessiva

• Fome excessiva (especialmente após as alimentações);

• Boca seca;

• Náuseas e vômitos;

• Dor abdominal;

• Necessidade de urinar muitas vezes e em grandes quantidades;

• Perda de peso sem explicação (Mesmo comendo bastante e sentindo fome);

• Visão borrada;

• Respiração difícil e pesada;

• Infecções muito freqüentes da urina ou pele.

Os sinais que indicam uma emergência no diabetes tipo1 – ou seja, a necessidade de atendimento médico imediato:

• Tremores e confusão

• Respiração pesada, difícil, acelerada;

• Mau hálito como (cheiro de maçãs podres)

• Dor abdominal intensa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com