TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Buss

Ensaios: Texto Buss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  5.692 Visualizações

Página 1 de 4

Pós graduação: saúde publica com ênfase em saúde da família-

Perguntas Texto Paulo Buss

1) Faça uma breve resenha do texto.

2) Qual a concepção de saúde que o autor propõe?

3) Como o autor compreende promoção de saúde?

4) Como essas questões ou outras apresentadas pelo autor estão relacionadas a seu processo de trabalho(ou do processo de trabalho de um enfermeiro do ESF)considerando:

a)aspectos de acesso,

b)resolutividade

c)respeito aos direitos á saude .

1. No texto há vários autores que demonstram conceitos sobre a promoção da saúde, no entanto todos tem foco na questão da prevenção de doenças e agravos da saúde para uma melhor qualidade de vida, este conceito veio se consolidando com o passar dos anos devido a vários encontros e conferências realizados com a participação de gestores e autoridades do mundo todo. Em 1986 com a conferência internacional de saúde que aconteceu no Canadá criou-se a Carta de Ottawa que impulsionou e conceituou da promoção da saúde. O documento aponta para os determinantes múltiplos da saúde e para a ‘intersetorialidade’,ao afirmar que dado o conceito de saúde como bem-estar transcende a idéia de formas sadias de vida, a promoção da saúde transcende o setor saúde, afirma que as condições e requisitos para a saúde são: paz, educação, habitação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e eqüidade.

Defesa da saúde, capacitação e mediação são, segundo a Carta de Ottawa, as três estratégias fundamentais da promoção da saúde.

A Carta de Ottawa propõe também cinco campos centrais de ação:

• Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis;

• Criação de ambientes favoráveis à saúde;

• Reforço da ação comunitária;

• Desenvolvimento de habilidades pessoais;

• Reorientação do sistema de saúde;

No debate sobre promoção da saúde e qualidade de vida, um especial destaque deve ser dado ao tema das políticas públicas saudáveis, da governabilidade, da gestão social integrada, da intersetorialidade, das estratégias dos municípios saudáveis e do desenvolvimento local. Estes são mecanismos operacionais concretos para a implementação da estratégia da promoção da saúde e da qualidade de vida, com ênfase particular no contexto do nível local. A nova concepção de saúde importa uma visão afirmativa, que a identifica com bem-estar e qualidade de vida, e não simplesmente com ausência de doença.

O autor relacionou o modo de vida e questão social, á saúde, ou seja, que através dos determinantes e as boas condições de vida se pode ter mais saúde.

2. Na verdade o autor concorda com os demais autores onde caracteriza a saúde, que se tem ou não conforme a qualidade de vida que as pessoas apresentam, relacionando assim com determinantes da saúde como saneamento básicos, condições básicas de vida, habitação, distribuição de renda, grau de escolaridade e que para se ter uma melhor qualidade de vida e necessário intervenções.

3. A promoção da saúde é vista como uma estratégia para enfrentar os problemas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com