TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Microscópios

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

microscópio óptico é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta, capazes de enxergar através da luz estruturas pequenas e grandes, impossíveis de visualizar a olho nu, por isso também conhecido como microscópio de luz (utilizando luz ou "fótons").

É constituído por uma parte mecânica, que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens.

A ampliação consiste no grau de aumento da imagem em relação ao objeto. A ampliação total obtida com o microscópio óptico consiste no produto da ampliação da objetiva pela ampliação da ocular. Esta, sem distorção, não ultrapassa as 1200x.

Ao contrário de um telescópio, o microscópio capta luz de uma área minúscula, de uma amostra bem fina, bem iluminado e que está próximo. Por isso o microscópio não precisa de uma grande objetiva. Essa lente em um microscópio é pequena e esférica, o que significa que a distância focal é muito menor em cada lado. Assim a imagem do objeto é focalizada a uma curta distância e dentro do tubo do microscópio. Essa imagem é ampliada por uma segunda lente, chamada lente ocular, que traz a imagem para o campo de visão do observador.

Microscópio de polarização

 É formado por dois prismas (ou dois discos polaroides), que recebem o nome de polarizador, localizado entre a fonte de luz e o condensador; e o analisador, que se encontra entre a objetiva e a ocular. O feixe luminoso é conduzido pelo filtro em uma só direção, processo que recebe o nome de plano de luz polarizada (PPL). A luz é polarizada em um plano à medida que passa através do primeiro filtro e alcança o espécime. Partes padronizadas ou cristalinas do espécime, com espaçamento regular, giram a luz passando através delas. Em seguida, uma porção dessa luz “girada” passa através do segundo filtro de polarização, de modo que sejam observadas áreas luminosas regularmente espaçadas, que contrastam em um plano de fundo escuro. É amplamente utilizado em biologia (análise de músculo estriado parede celular, espermatozóides, ossos, esmalte dentário e DNA) e em geografia (estudo de minerais e do solo).

Microscópio de contraste de fase

Tem como princípio a transformação das diferentes fases dos raios de luz. A imagem formada possui pequenas alterações no comprimento do trajeto óptico, ocasionando diferenças sutis em seu contraste. A lâmpada deste microscópio é direcionada propositalmente em um ângulo especializado, fazendo-a iluminar diretamente o espécime, ou ser difratada e retardada pelos gradientes de fase desse espécime.

       Este tipo de microscopia é um dos únicos capazes de formar imagens que podem ser vistas detalhadamente, sem a necessidade de as colorir.  Um ponto de desvantagem na atuação deste instrumento óptico, é que na imagem formada, é comum em um contraste de fase o aparecimento de halos em torno do espécime.

Microscopia confocal

Microscópio confocal é utilizado para aumentar o contraste da imagem microscópica e construir imagens tridimensionais através da utilização de um orifício de abertura, pinhole, que permite uma grande definição de imagem em amostras mais espessas que o plano focal.

Esta técnica tem vindo a adquirir uma grande popularidade e possui diversas aplicabilidades na ciência, nomeadamente na obtenção de imagens de amostras vivas e de informação computadorizada tridimensional na pesquisa biológica, na análise química e de materiais, principalmente na área de neuroanatomia e neurofisiologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com