TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fisiologia

Exames: Trabalho De Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais são as células que compõe o tecido nervoso e as suas funções?

R: Neurônios

Neuroglias ou glias

Os neurônios são células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo) possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase. As células da glia fazem parte do sistema nervoso. São células auxiliares que possuem a função de suporte ao funcionamento do sistema nervoso central. Neuroglias ou glias são células não neurais e tem um papel importante para o funcionamento do sistema nervoso. Elas são suporte para os neurônios e a sua ausência prejudica na transferência de impulsos entre os neurônios. Cada neurônio tem pelo menos 10 glias auxiliando.

2) Como os neurônios se comunicam? Qual é a importância da bainha de mielina?

R: Dentritos ou terminações nervosas- essas projeções pequenas e semelhantes a galhos realizam as conexões com outras células e permitem que o neurônio se comunique com outras células ou perceba o ambiente ao seu redor. Os dentritos podem se localizar em uma ou nas duas terminações da célula.

A bainha de mielina é uma espécie de dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio dos neurônios. É de grande importância para nossa saúde. Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso. Sua destruição pode provocar doenças como: esclerose múltipla: este tipo de patologia leva a uma destruição da bainha de mielina que recobre e isola as fibras nervosas do sistema nervoso central. A presença da mielina nas fibras nervosas influencia bastante na condução dos impulsos nervosos. Fibras com mielina permitem a condução saltatória graças aos nódulos de Ranvier e como conseqüência uma velocidade maior na passagem na condução.

3) Explique o mecanismo de contração muscular. Qual o papel do sistema nervoso na contração muscular?

R: A contração de um músculo resulta do encurtamento de suas fibras, o que por sua vez resulta do encurtamento dos filamentos de actina e miosina, que ativamente deslizam e se encaixa um entre o outro.

O sistema nervoso controla, então, diversas atividades do corpo por meio do controle da contração dos músculos esqueléticos, da contração da musculatura lisa dos órgãos internos e da secreção de substancias produzidas pelas glândulas endócrinas e exócrinas, que irão atuar em diversas partes do corpo. Essas funções são denominadas funções motoras do sistema nervoso, sendo as glândulas dos músculos chamadas de efetores, pois são as estruturas que efetivamente realizam as funções enviadas pelos impulsos nervosos.

4) Explique os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas.

R: Actina – sob forma de estruturas longas e fibrosas (actina F), é formada por duas cadeias de monômeros globulares (actinaG) enroladas em hélice dupla.

Miosina - é formada por filamentos grossos que são compostos de varias moléculas de miosina. Cada molécula de miosina é composta por duas cadeias protéicas pesadas que se entrelaçam para formar uma longa cauda e um par de cabeças.

5) Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com