TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fisiologia

Exames: Trabalho De Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 6

1-Explique detalhadamente todas as tabelas de aplicação, seus resultados, alterações e a visão do grupo sobre os resultados fisiológicos.

Resposta- Na tabela de repouso, a pressão arterial cardíaca é mais baixa quando o individuo esta deitado e mais alta quando esta sentado ou em pé.

Na tabela de exercício houve um aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca durante a intensidade do exercício promovendo vasodilatação dos vasos sanguíneos. Após a execução a pressão arterial sistólica diminuiu, e a pressão arterial diastólica se manteve.

Na tabela da manobra de valsalva no teste, observa-se aumento da frequência cardíaca e pressão arterial diastólica devido o aumento da pressão intratorácica esta reação estimula os barorreceptores, causando bradicardia e queda da pressão até o nível normal com isso após 1 minuto da manobra a pressão diastólica e a frequência cardíaca diminuíram.

Na tabela do frio houve uma diminuição da pressão diastólica e o débito cardíaco aumentou devido à exposição à baixa temperatura ocorrendo uma vasoconstrição.

Na tabela do calor durante a exposição ao calor à pressão diastólica e o debito cardíaco diminuiu havendo uma termorregulação para manter a temperatura interna constante, não permitindo o superaquecimento do corpo.

Na tabela da prova a frequência cardíaca e o debito cardíaco aumentou devido ao estresse sofrido durante a prova.

Pode se perceber que dependendo do tipo de exercício praticado no dia a dia a nossa PA alterna diversas vezes, dependendo da posição sentada, deitado, sobre pressão psicológica, calor, frio, ou outro tipo percebe-se que a pressão é influenciada pela atividade realizada.

2- Quais os mecanismos que produzem elevação e queda da PA durante a manobra de Valsava? Que respostas reflexas determinam estas alterações da PA e por quê? Quais são os receptores sensoriais envolvidos?

Resposta- Consiste em expirar contra a glote fechada, como durante a tosse ou levantamento de peso. Quando a pessoa expira contra a glote fechada, ocorre aumento da pressão intratorácica, e diminui o retorno venoso para o coração. Essa diminuição do retorno venoso produz redução do débito cardíaco e consequente redução da pressão arterial. Se o reflexo barorreceptor estiver intacto a diminuição da PA é sentida pelos barorreceptores, e o núcleo do trato solitário comanda o aumento do fluxo simpático e a diminuição do fluxo parassimpático para o coração e vasos sanguíneos. No teste, observa-se aumento da frequência cardíaca.Quando a pessoa interrompe a manobra, há aumento do rebote do retorno venoso, do débito cardíaco e da pressão arterial.O aumento da pressão arterial é sentido pelos barorreceptores e eles comandam a redução da frequência cardíaca.

3- O que aconteceu com a PA durante o procedimento de imersão em água gelada? Por quê?

Resposta- Quando as terminações nervosas detectam uma queda na temperatura, além da sensação subjetiva de frio e arrepios, surge uma vasoconstrição (diminuição do calibre) dos vasos sanguíneos principalmente da pele. Por isso a pele fica fria. Essa é a resposta inicial do corpo, no sentido de diminuir a perda de calor, mantendo a temperatura corporal interna. Quando essa vasoconstrição não é eficiente para evitar a queda da temperatura, surgem os tremores. Os tremores são contrações involuntárias dos músculos esqueléticos, contração essa que gera calor. Se a exposição ao frio ambiental é prolongada, os tremores diminuem ou cessam, surgem alterações mentais e diminui a desempenho motor. Progressivamente há um colapso do mecanismo termorregulador, inclusive com vasodilatação na pele e consequente perda de calor para o exterior.

4-O que aconteceu com a PA durante o procedimento de superaquecimento corporal? Por quê?

Resposta- Quando ocorre um aumento da temperatura corporal ocorre uma regulação por meio de ajustes da quantidade de calor. O sangue tem uma função muito eficaz de armazenar calor. O fluxo sanguíneo cutâneo aumenta para aumentar a perda para o meio ambiente, sempre que o corpo tende a perder calor. Já quando a tentativa da regulação é impedir a perda de calor, o sangue segue para o interior do corpo para evitar a perda adicional de calor. O hipotálamo anterior é responsável, sobretudo, por controlar o aumento do calor corporal, enquanto o hipotálamo posterior é responsável pela reação a uma diminuição da temperatura corporal. Em geral, o hipotálamo funciona de modo similar a um termostato domestico, isto é, ele tenta manter uma temperatura central constante em torno do “ponto de ajuste”. Tanto o calor quanto o frio são detectados pelos receptores térmicos que se localizam na pele. Esses receptores enviam impulsos nervosos ao hipotálamo, logo é enviada uma resposta para manter a temperatura do ponto de ajuste do corpo. Através da retroalimentação negativa o estimulo que promove a sudorese ou a vasodilatação é removido. A termorregulação tem o papel de manter a temperatura interna constante, não permitindo o superaquecimento do corpo.

5- Por que o estresse mental induzido pela prova altera a PA? Quais são as vias envolvidas nessa modulação?

Resposta- As respostas ao estresse são mediadas pelo sistema nervoso autônomo (SNA) e pelo eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), com ações complementares através de todo o organismo. O SNA é o responsável pela resposta mais imediata à exposição ao estressor. Suas duas partes, simpático e parassimpático, provocam alterações rápidas nos estados fisiológicos através da inervação dos órgãos alvos. Por exemplo, a inervação simpática pode rapidamente (em segundos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com