TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fisiologia

Trabalho Escolar: Trabalho De Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

Localizada imediatamente abaixo da laringe e ocupando as regiões laterais e anterior da traquéia está a glândula tireóide que é considerada uma das maiores glândulas endócrinas. Foi a primeira glândula endócrina a ser reconhecida como tal com base nos sintomas associadas a excesso de função ou deficiência de função. Médicos especulavam anteriormente que a deficiência de uma secreção interna causava o estado clínico associado à atrofia da glândula. Esta especulação surgiu quando extratos crus de tireóide reverteram com sucesso os sintomas associados à atrofia da tireóide, estes extratos foram o primeiro exemplo de terapia hormonal bem-sucedida. Logo depois, foi descoberta a mais importante função da tireóide como sendo a regulação da taxa metabólica corporal em geral, incluindo seu componente mais fundamental – utilização de oxigênio. Além disso, descobriu-se que a glândula era crítica pra o desenvolvimento e crescimento normais.

Esta glândula secreta dois hormônios principais, a tiroxina e a triiodotironina, habitualmente chamados de T4 e T3, respectivamente. Ambos aumentam intensamente a taxa metabólica do organismo.

Cerca de 93% dos hormônios metabolicamente ativos secretados pela tireóide consistem em tiroxina, e 7% triiodotironina. Entretanto, praticamente toda a tiroxina é finalmente convertida em triiodotironina nos tecidos, de modo que ambas são funcionalmente importantes. As funções destes dois hormônios são qualitativamente iguais, mas diferem na velocidade intensidade de ação. O T3 é cerca de quatro vezes mais potente que o T4, mas está presente no sangue em menor quantidade e persiste por um tempo muito menor.

Para formar uma quantidade normal de tiroxina, é necessário a ingestão de cerca de 50 miligramas de iodo, na forma de iodeto, por ano, ou cerca de 1mg/semana.

A partir de 11 a 12 semanas de idade gestacional, a glândula é capaz de sintetizar e secretar estes hormônios sob estímulo do (TSH). Tanto TSH quanto o hormônio tireoidiano fetais são necessários para o desenvolvimento intra-uterino normal do sistema nervoso central e do esqueleto (embora não para o crescimento corporal), porque apenas pequenas quantidades deste hormônio tireoidiano atingem o feto a partir da circulação materna. Se o feto não secretar uma quantidade suficiente de hormônio tireoidiano, o crescimento e a maturação do cérebro antes e após o nascimento são amplamente retardados, e o cérebro permanece menor que o normal. Sem o tratamento específico dentro de dias ou semanas após o nascimento, a criança que não possui a glândula tireóide permanece mentalmente deficiente para o resto da vida.

Juntos, os dois lobos da tireóide adulta pesam cerca de 20g. Eles recebem um rico suprimento sanguíneo a partir das artérias tireocervicais e inervação a partir do sistema nervoso autônomo. A glândula é composta de um grande número de folículos fechados, preenchidos por uma substância secretora chamada de colóide e revestidos por células epiteliais cubóides que secretam seus produtos no interior dos folículos. O colóide é constituído principalmente pela grande glicoproteína tireoglobulina, cuja molécula contém os hormônios tireoidianos. Uma vez que a secreção penetra os folículos, esta deve ser reabsorvida através do epitélio folicular para o sangue para poder realizar sua função corporal.

A ausência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com