TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Mitose E Meiose

Trabalho Escolar: Trabalho De Mitose E Meiose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  1.387 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Uma analise entreos livros de Biologia Celular e Molecular de Junqueiro e Carneiro, e uma apostila de Biologia do Ensino Médio Fundamentos da Biologia Professor Flávio Chame Barreto.Levamos em consideração neste trabalho como são abordados conteúdos relacionados à divisão celular, principalmente no que diz respeito à relação entre o conteúdo contido no livro de Junqueira e Carneiroe uma apostila do ensino médio. Outros aspectos também foram analisados como: quais conceitos a respeito do assunto são abordados nos livros-texto e como eles são descritos no texto; se apresentam ilustrações.

Uma proposta de aula, forma de explicar o conteúdo de divisão celularpara alunos do ensino médio, para uma melhor compreensão dos alunos.

Objetivo

Partindo da verificação de que alguns estudantes de ensino médio têm muitas dificuldades em compreender alguns tópicos de biologia celular e molecular, a proposta deste trabalho foi desenvolver animações e vídeo aulas contendo-as, abordar esses temas ensino de estudantes cursando o ensino médio.

Estimular o interesse dos alunos usando uma didática diferente, onde com o uso de vídeos aulas sobre o assunto de divisão celular, e colocando em discussão o tema para ainteração dos alunos assim estimulando o interesse dos estudantes com uma melhor compreençao.

Discussão

Com a analise entre os texto de mitose e meiose dolivro de Biologia Celular e Molecular de Junqueira e Carneiro e a apostila de ensino médio do professor Flávio Chame Barreto, fica bem distinto o entendimento dos texto como na apostila do ensino médio é representada com varias figuras, em cada fase da divisão celular, com figuras ilustrativas fica fácil o entendimento entre os alunos, já no livro o conteúdo já é mais complexos o assunto mais aprofundado sem meras ilustrações mais com o contexto mais elaborado para alunos do ensino superior.

Entre o conteúdo de mitose e meiose para alunos do ensino médio,sobre divisão celular. Isso torna evidente a importância das figuras para auxiliar no Ensino de Biologiaesta relação entre a figura e o texto foi particularmente observada na apostila onde há uma figura em cada fase da divisão célular.O valor da ilustração científica está em possibilitar ao leitor uma compreensão fácil do texto escrito e que,a ilustração traz clareza e elimina a necessidade de muito texto.

Quanto à abordagem do tema dos textos analisados, nos dois casos foram utilizados uma grande quantidade de termos técnicos, sendo que praticamente todos esses termos são explicados o seu conceito, embora alguns deles não sejam definidos, como por exemplo o termo cariótipo, sendo encontrado tanto no livro quanto na apostila.“Qual o significado que esse termo (cinetócoro) terá para o estudante do Ensino Médio?”. Questionamos aqui qual a importância de um estudante da educação básica saber que na região do centrômero existem tais complexos proteicos chamados cinetócoros.Concordamos com a importância dos termos técnicos serem utilizados no Ensino de Ciências, afinal a ciência possui termos específicos e importantes para o entendimento daquilo que é discutido, porém, em alguns momentos a linguagem técnica pode atrapalhar na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com