TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sustentabilidade

Casos: Trabalho De Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

O desenvolvimento sustentável normalmente apresenta três dimensões no entanto o artigo trabalha a possibilidade de cinco dimensões sendo a primeira a ambiental esta dimensão refere se ao processo de produzir e consumir, preservando os ecossistema. A segunda dimensão, é a econômica, e esta é referente ao aumento da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais e as inovação tecnológica. Já a terceira dimensão é a social nesta dimensão o principal intuito é erradicar a pobreza e reduzir a desigualdade, ou seja, proporcionar a todos os cidadãos o mínimo necessário para uma vida digna e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros. O artigo também trabalha a dimensão da política, pois este é um item importante e necessário no processo de mudanças. E a quinta dimensão é a cultura, pois para que mudança no padrão de consumo e no estilo de vida, é importante ocorrer uma mudança de valores e comportamentos, mostrando se necessário a discussão das duas ultimas dimensões citadas.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

As três dimensões relacionadas ao desenvolvimento sustentável normalmente citada são:

1. Ambiental;

2. Econômica;

3. Social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta a crise ambiental é a tecnológica, na qual o homem por meio da sua capacidade de inovações de novas tecnologias com o objetivo de preservar os recursos naturais. A segunda mudança é mais radical. É de mudar o padrão de produção e consumo vigente. A terceira é a possibilidade de que não ocorra uma resposta e que consequentemente não seja possível evitar a catástrofe que progressivamente poderia levar à extinção da humanidade.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Existem várias possibilidades para auxiliar na resolutividade da crise ambiental, primeiramente é necessário que ocorra uma conscientização da sociedade com a realização de pequenas atitudes como por exemplo a separação do lixo, quanto a medidas governamentais é necessário a elaboração e implantação de politicas publicas que visem a sustentabilidade, também é importante gerar possibilidades e benefícios às empresas que tiver um planejamento sustentável. Enfim são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com