TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Pedagógica

Trabalho Escolar: Universidade Pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

O Processo de Cromatografia

Um dos problemas que continuamente desafiam os bioquímicos é a separação e a purificação de um ou mais compostos de uma mistura complexa. Cromatografia é um processo físico de separação, no qual os componentes a serem separados distribuem-se em duas fases: fase estacionária e fase móvel. A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido disposto sobre um suporte sólido com grande área superficial. A fase móvel, que pode ser gasosa, líquida ou ainda um fluido supercrítico, passa sobre a fase estacionária, arrastando consigo os diversos componentes da mistura. (PERES, T. B., 2002)

De maneira mais completa, a técnica baseia-se no princípio da adsorção seletiva (que não deve ser confundida com absorção), um tipo de adesão. A técnica foi descoberta em 1906 pelo botânico italiano naturalizado russo Mikahail Tswett, mas não foi largamente utilizada até os anos 30. Tswett separou pigmentos de plantas (clorofilas) adicionando um extrato de folhas verdes em éter de petróleo sobre uma coluna com carbonato de cálcio em pó em um tubo de vidro vertical. Enquanto a solução percolou através da coluna os componentes individuais da mistura migraram para baixo em taxas diferentes de velocidades e então a coluna apresentou-se marcada com gradientes horizontais de cores. A esse gradiente deu-se o nome de cromatograma. (STROBEL, 1973)

Portanto, um cromatograma é o resultado de um método de separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferennça entre o comportamento dos analitos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influênciado por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade. (VOGEL, 2002)

Técnicas de Cromatografia

Existem quatro tipos principais de cromatografia: cromatografia em papel, cromatografia de camada fina, cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência. A seleção do tipo de cromatografia adequada depende dos materiais a serem isolados e, freqüentemente, diversos métodos cromatográficos podem ser usados seqüencialmente para que seja obtido um composto na forma pura. (PERES, T. B., 2002)

Há uns cem tipos de cromatografia em papel; a maior parte é de interesse, mas também são possíveis separações inorgânicas que estão recebendo atenções crescentes. Seria possível, em princípio, delinear um sistema completo, de análise qualitativa inorgânica, baseado em separações cromatográficas, especialmente fazendo uso de papel de filtro impregnado com vários reagentes. Na prática, entretanto, esse método é melhor quando combinado com outras técnicas, por ser mais vantajoso em algumas separações que em outras. (EWING, 1982)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com