TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas

Seminário: Vitaminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Seminário  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS

Como a designação sugere, são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. O grau de solubilidade é variável e tem influência no seu trajeto através do organismo. Podem ser armazenadas no organismo em quantidade limitada, e a sua excreção efetua-se através da urina.

As vitaminas hidrossolúveis mais importantes para o homem são: B1, B2, B5, B6, B12, C, H, M e PP.

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

As vitaminas lipossolúveis são solúveis em gorduras. São absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. O organismo humano tem capacidade para armazenar maior quantidade de vitaminas lipossolúveis, do que hidrossolúveis.

As vitaminas lipossolúveis mais importantes para o homem são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas, sobretudo no fígado, e a vitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores. A capacidade de armazenamento de vitamina K é reduzida.

Hidrossolúveis

VITAMINA C

(Ácido ascórbico)

GRUPO: vitaminas hidrossolúveis.

FONTE: acerola, ananás, laranja, limão, mamão, manga, melão, morango, batata, vegetais de folhas verdes (couve-flor, couve galega, espinafre, repolho), pimentão. A acerola é o fruto mais rico em vitaminas A e C (a quantidade de vitamina C é cerca de trinta vezes superior à da laranja).

NECESSIDADES DIÁRIAS: cerca de 60 mg.

FUNÇÃO: importante para várias reações bioquímicas celulares. A principal função é a hidroxilação do colágeno, uma proteína que aumenta a resistência de ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Tem efeito antioxidante, é usada na síntese de hormonas e neurotransmissores, e contribui para o fortalecimento das defesas imunológicas do organismo.

• Função antioxidante, prevenindo a peroxidação dos ácidos gordos poli saturados e protegendo as membranas celulares da ação prejudicial dos radicais livres;

• Produção de colagénio (substância de natureza proteica intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens);

• Síntese de ácidos biliares;

• Manutenção de um bom estado de saúde ao nível dos dentes e gengivas;

• Potenciação da absorção de ferro dos alimentos, sendo portanto importante em situações de anemia;

• Síntese de várias hormonas (exemplo norepinefrina e dopamina) e neurotransmissores (exemplo serotonina);

• Participação no metabolismo do folato;

• Promoção da resistência a infeções através do papel que desempenha na atividade dos leucócitos, produção de interferão, processo de reação inflamatória e integridade das membranas mucosas.

AVITAMINOSE: escorbuto.

SINAIS E SINTOMAS: cicatrização difícil de ferimentos, secura da boca e dos olhos, alopécia, dentes fracos, dores articulares, gengivite, hemorragias, perda de peso, fraqueza geral, letargia, lesões escorbúticas (folículos hiperqueratósicos com halos hemorrágicos, nos membros e tronco).

VITAMINA B1

(Aneurina – Tiamina – Vitamina F)

GRUPO: vitaminas hidrossoluveis.

FONTE: arroz integral, brócolos, ervilha, espargo, feijão, noz, pão integral, fígado, rim, carne de porco, peixe, ovo (gema).

NECESSIDADES DIÁRIAS: entre 1 mg (crianças e mulheres) e 1,4 mg (homens).

FUNÇÃO: importante para o metabolismo celular, sistema nervoso e músculos. Desempenha um papel de cofator para várias enzimas e participa no ciclo de Krebs, contribuindo para a produção de energia. É essencial para o metabolismo de proteínas, lipídios, ácidos nucleicos (moléculas que transportam a informação genética nas células), glicídios e para a respiração celular. Participa também na biossíntese de um elevado número de células como os neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurónios), como por exemplo, a acetilcolina.

AVITAMINOSE: beribéri e encefalopatia de Wernicke-Korsakoff.

CARÊNCIA: alteração do tacto, anorexia, depressão, dispneia, dor abdominal e torácica, fadiga, irritação fácil e nervosismo, palidez, palpitações, perda de peso, parestesias (sensação de picadas no corpo), sensação de calor nos pés (sensação de queimadura), obstipação, vómitos;

BERIBÉRI: atrofia muscular, polineuropatia, cianose, taquicardia, hipertensão sistólica, hipotensão diastólica, distensão das veias cervicais;

ENCEFALOPATIA DE WERNICKE-KORSAKOFF: apatia, desorientação, amnésia, ataxia, nistagmo.

VITAMINA B2

(Riboflavina – Vitamina G)

GRUPO: vitaminas hidrossolúveis.

FONTE: cereais em grão, levedura de cerveja, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), vegetais amarelos, leite, queijo, carnes de boi, porco e aves, fígado e rim (vaca), ovo.

NECESSIDADES DIÁRIAS: entre 1,5 mg (mulheres) e 1,7 mg (homens).

FUNÇÃO: importante para o metabolismo dos protídeos, lipídeos e glucídios. A riboflavina atua como um intermediário na transferência de eléctrones em várias reações de oxidação-redução. Participa em reações metabólicas dos glicídios, lipídios e proteínas e na produção de energia. Atua como cofator de enzimas essenciais para a conversão de piridoxina (vitamina B6) e do ácido fólico nas suas formas cooenzimáticas e para a transformação do triptofano em niacina.

AVITAMINOSE: neuropatia.

SINAIS E SINTOMAS: ardor e prurido ocular, fotofobia (hipersensibilidade à luz), aumento da vascularização da córnea, desidratação da pele, estomatite, glossite, depressão, letargia.

VITAMINA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com