TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas

Ensaio: Vitaminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Ensaio  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  265 Visualizações

Acerca das funções da vitamina A e das consequências de sua deficiência, assinale a opção correta.

A.

Durante processos inflamatórios, os estoques de vitamina A no organismo são reduzidos, paralelamente à diminuição do pool de proteínas viscerais circulantes. De maneira geral, pode-se inferir que a concentração fisiológica de vitamina A está associada à resistência orgânica contra infecções.

B.

Na retina, há dois tipos de células fotorreceptoras: os cones, que são responsáveis pela visão sob luz brilhante, e os bastonetes, que respondem pela acuidade visual à baixa luminosidade. Nos casos de deficiência de vitamina A, ocorrem alterações na estrutura dos cones, o que provoca a síndrome xeroftálmica.

C.

O ácido retinoico é um potente estimulador da diferenciação de adipócitos. Assim, a deficiência de vitamina A tem sido associada, em estudos com animais, à lipodistrofia.

D.

O retinol possui atividade antioxidante e tem a habilidade de neutralizar os radicais peroxil e o oxigênio singlet, provocando a destruição irreversível dessas estruturas.

E.

A deficiência de vitamina A está associada a problemas na gestação e a casos de abortos espontâneos habituais, contudo a suplementação dessa vitamina não é recomendada durante a gestação, em função do risco de toxicidade para o feto.

resposta: letra A

Assinale a opção em que é apresentado o achado clínico-laboratorial relacionado à deficiência de vitamina B12 e de ácido fólico.

A.

anemia hipercrômica macrocítica

B.

anemia hemolítica

C.

anemia ferropriva

D.

anemia aplástica

E.

anemia perniciosa

resposta: letra A

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com