TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas: A, D, E E

Casos: Vitaminas: A, D, E E. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  4.409 Palavras (18 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

Introdução------------------------------------------------------------------------------- 04

Objetivos--------------------------------------------------------------------------------- 05

• Objetivo Geral ---------------------------------------------------------------- 05

• Objetivos Específicos ---------------------------------------------------------- 05

Desenvolvimento ---------------------------------------------------------------------- 06

• Vitamina A --------------------------------------------------------------------- 06...08

• Vitamina D --------------------------------------------------------------------- 09...12

• Vitamina E --------------------------------------------------------------------- 13...16

Conclusão-------------------------------------------------------------------------------- 17

Bibliografia------------------------------------------------------------------------------- 18

INTRODUÇÃO

Vitaminas são substâncias orgânicas essenciais à vida, presentes em muitos alimentos em pequenas quantidades e indispensáveis ao funcionamento do organismo, na forma de co-fatores. Sua ausência sistemática na dieta resulta, quase sempre, em crescimento e desenvolvimento deficientes e outras perturbações orgânicas, configurando-se um quadro sintomatológico característico de carência que pode ser total, avitaminose, ou parcial, hipovitaminose.

Independentemente dos fatores do ambiente, a maioria dos organismos animais é incapaz de sintetizá-las por via anabólica, razão pela qual precisam ser incluídas nas dietas; em geral, são necessárias em microquantidades e em função da idade, sexo, estado fisiológico e atividade física do indivíduo. Os requerimentos nutricionais desses micronutrientes aumentam durante os períodos de crescimento, gestação e lactação, nas condições de trabalho intenso e ocorrência de determinadas doenças, notadamente as infecciosas.

Tradicionalmente, as vitaminas são classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis, de acordo com propriedades fisiológicas e físico-químicas comuns. As vitaminas lipossolúveis, notadamente A, D e E, têm merecido destaque quando ao desenvolvimento de produtos enriquecidos e vitaminados, com o intuito de assegurar ao público infantil o suprimento destes micronutrientes essenciais ao crescimento, desenvolvimento e outras funções biológicas, pois crianças e jovens são extremamente sensíveis às variações dos teores de vitaminas A e D em função das baixas reservas ao nascer, rápido crescimento, diferenciação celular e alta renovação destes nutrientes em relação aos dos adultos.

As vitaminas lipossolúveis são absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. O organismo humano tem capacidade para armazenar maior quantidade de vitaminas lipossolúveis, do que hidrossolúveis.

As vitaminas lipossolúveis mais importantes para o homem são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas, sobretudo no fígado, e a vitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores. A capacidade de armazenamento de vitamina K é reduzida.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais

• Esclarecer a importância das vitaminas A, D e E.

• Explanar suas origens, e seu desenvolvimento.

• Apontar programas de saúde pública relacionados às respectivas vitaminas pesquisadas.

Objetivos Específicos

• A influência das vitaminas para o funcionamento saudável do corpo como um todo, compreendendo principalmente suas aplicações na absorção pelos sistemas e órgãos.

• Assim como a trajetória destas através da história e as fontes alimentícias nas quais o ser humano pode obter a porção necessária para o organismo.

Vitamina A

Breve Histórico: A descoberta da vitamina A e suas funções nutricionais datam entre 1900 e 1930 com a cegueira noturna. Mesmo não sabendo o motivo, os egípcios utilizavam compressas de fígado (rico em vitamina A) nos olhos do adoentados como meio de tratamento, método recomendado por Hipócrates. Apenas durante a metade do século XIX foram datadas relações entre a vitamina A e as ocorrências oftalmológicas, mas apenas em 1913 durante estudos com cobaias verificou-se a ocorrência de xeroftalmia em animais que não se alimentavam de fígado de bacalhau, gema de ovo, entre outros alimentos, assim sendo descoberto o fator que se possuía em abundância naqueles alimentos, a vitamina A.

Funções no organismo: A Vitamina A é de suma importância para o devido desenvolvimento e diferenciação dos tecidos de vários órgãos, citar os olhos como a parte do corpo mais afetada pela vitamina, porém ela também mantém estômago boca, nariz, olhos e saudáveis. Sendo o corpo humano incapaz de produzir a Vitamina A, é estritamente necessário que toda a vitamina que o corpo precisa tem de vir dos alimentos.

A vitamina A, além de muito importante para o nosso organismo, também é vital para a correta realização das funções deste. O 11-cis Retinal (um isômero do retinal) (isômero: substancias quimicas iguais com propriedades diferentes) atua juntamente com os bastonetes, estruturas cilíndricas que são responsáveis pela visão de cores como baixa intensidade de luz como o preto, do branco e do cinza. O retinal atuando com a opsina formam a rodopsina que então sobre ação da luz é convertida e, metarrodopsina ll, que ativadas causam a hidrólise de monofosfato cíclico de guanosina, que formam 51GPM, que diminuído fecha os canais de Na+ e Ca²+ da membrana dos bastonetes ativa as transducinas (proteína G) que ativa as fosfodiestease que mudando a apresentação do retinol, que antes de ser hidrolizado permitia o influxo de Ca²+ e Na+ em falta de luz. Com os canais fechados a membrana fica hiperpolarizada, em condições escuras o isômero vira 11-cis-retinal 5.

A forma diferenciada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com