TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas - Um Resumo Sobre Sua Atuação No Organismo

Casos: Vitaminas - Um Resumo Sobre Sua Atuação No Organismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

As vitaminas são substâncias orgânicas de pequeno peso molecular, que agem em pequenas doses, sem qualquer valor energético intrínseco, que devem ser fornecidas ao organismo incapaz de assegurar sua biossíntese a fim de promover o crescimento manter a vida e a capacidade de reprodução dos animais superiores e do homem. São classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis, em função da sua solubilidade na água e nos solventes orgânicos.

1. Vitaminas lipossolúveis

Vitamina A – ação sobre a visão, intervindo sob a forma de retinal, nos processos fotoquímicos da visão. Ação sobre a pele, controlando a diferenciação epitelial e a regulação da síntese das queratinas.

Vitamina D – controla a homeostasia cálcica, graças a seu metabólico.

Vitamina E- ação geral intervém na proteção contra os fenômenos de peroxidação, como doador de equivalentes redutores. Ação conjunta com a ribo, selênio e vitamina C.

Vitamina K – ação sobre a coagulação, indispensável à síntese dos fatores vitamina K-dependentes II, VII, IX e X, proteínas C e S; assegura a gamacarboxilação dos resíduos glutâmicos, indispensáveis ao caráter funcional desses fatores.

2. Vitaminas hidrossolúveis

Tiamina – ação geral, ativa sobre a forma de pirofosfato de tiamina; controla a atividade transcetolase e piruvato decarboxilase; neuromediador.

Riboflavina – ação geral, ativa sob as formas FMN e FAD, envolvidas no metabolismo dos ácidos graxos, dos aminoácidos e do ciclo de Krebs.

Vitamina B6 – ação geral, ativa sob a forma de piridoxal-fosfato, controla 60 reações enzimáticas do metabolismo dos aminoácidos.

Ácido fólico – implicando na transferência do conjunto dos elos monocarbonatos, na síntese das bases purínicas e pirimídicas.

Biotina – coenzima das carboxilases.

Ácido pantotênico – ativo sob a forma de CoA que intervém na transferência do grupamento acil sobre diferentes funções éster ou amido.

Vitamina B12 – assegura a transferência do grupamento metil; agente das reações de isomerização.

Vitamina C – agente redutor, agente da hidroxilação que regula a atividade lisina oxidase controladora da síntese do colágeno, transportador de elétrons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com