TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas lisossolúveis

Tese: Vitaminas lisossolúveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Pelotas, 10 de novembro de 2011.

Vitaminas Lipossolúveis

Vitamina A

A vitamina A é um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo é armazenada no fígado; o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.

Deficiência de vitamina A:

Cegueira noturna, Ressecamento da esclera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira, Inflamação da pele (dermatite), Endurecimento das membranas mucosas dos trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário, Risco de infecções e morte.

Excesso de vitamina A:

Dor de cabeça, Ressecamento da pele com fissuras; Perda de cabelos, Aumento do baço e fígado, Aumento dos ossos e dor nas juntas

Fontes: A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.

Recomendações Nutricionais de vitamina A (retinol):

Idade µg /dia

Lactentes 0 a 6 meses 400

7 a 12 meses 500

Crianças 1 a 3 anos 300

4 a 8 anos 400

9 a 13 anos 600

Homens acima de 14 anos 900

Mulheres acima de 14 anos 700

Gravidez < a 18 anos 750

Gravidez acima de 19 anos 770

Lactação < 18 anos 1.200

Lactação acima de 19 anos 1.300

Vitamina D

A vitamina D é uma denominação genérica para os diversos compostos que possuem a propriedade de prevenir e curar o raquitistmo – os mais importantes são o calciferol (ergosterol ou vitamina D2) e o colecalciferol (vitamina D3).

Ela é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo do intestino, mineralização, crescimento e reparo dos ossos.

Nos seres humanos, a vitamina D3 é formada na pele, pela ação dos raios ultravioletas da luz solar sobre um elemento (7-deidrocolesterol) presente na epiderme.

Deficiência de vitamina D:

Nível de cálcio e fósforo no sangue decresce, causando problemas nos ossos – raquitismo nas crianças e osteomalácia (mineralização deficiente dos ossos) nos adultos.

Excesso de vitamina D:

Nível de cálcio e fósforo no sangue decresce, causando problemas nos ossos – raquitismo nas crianças e osteomalácia (mineralização deficiente dos ossos) nos adultos.O consumo de altas doses (10 vezes o valor diário recomendado) por vários meses pode causar toxicidade, resultando em nível alto de cálcio no sangue. Pode ocorrer depósito de cálcio pelo organismo, principalmente no rim

Fontes: A vitamina D é encontrada em pequenas quantidades em alimentos animais na forma de colecalciferol (D3). Nenhum vegetal, fruta ou grão contém vitamina D em quantidade detectável. O mesmo acontece com carnes e peixes com baixo teor de gordura.

A vitamina D é estocada no fígado, o que faz com que este órgão seja boa fonte. É encontrada em pequenas quantidades na manteiga, nata, gema de ovo e fígado e em grande quantidade no óleo de fígado de peixes como lambari, bacalhau, arenque e atum. Tanto o leite materno como o de vaca são fontes pobres desta vitamina.

Obs: na ausência de exposição adequada ao sol.

Vitamina E

A vitamina E (tocoferol) é um anti-oxidante que protege as células do organismo contra danos de compostos químicos reativos conhecidos como radicais livres.

Deficiência de vitamina E:

Ruptura das células vermelhas do sangue. Danos nas fibras nervosas. Em bebês prematuros, pode causar retinopatia.

Excesso de vitamina E: Aumento da necessidade de vitamina K.

Fontes:

A vitamina E é sintetizada apenas por plantas. Com isso, os óleos vegetais são as principais fontes dessa vitamina na dieta. Laticínios e carnes fornecem apenas quantidades moderadas dessa substância.

Principais fontes: germe de trigo, óleo de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho, girassol, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes, nozes.

Vitamina K

A vitamina K é o nome genérico para diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue. A principal forma é a vitamina K1 (filoquinona ou fitomenadiona), encontrada em plantas, principalmente em folhagens verdes. A vitamina K2 (menaquinona) é formada como resultado da ação bacteriana no trato intestinal. A vitamina K3 (menadiona), composto lipossolúvel sintético, é cerca de duas vezes mais potente biologicamente que as vitaminas K1 e K2.

A deficiência de vitamina K não é muito comum, pois a vitamina é bastante distribuída nos alimentos e a síntese da mesma pelos microorganismos do intestino fornece grandes quantidades da substância. Está associada com mal absorção de lipídeos ou destruição da flora intestinal por uma terapia antibiótica contínua.

Deficiência de vitamina K: Tendência à hemorragia.

Excesso de vitamina K:

Dispnéia, rubor, dores no tórax (na injeção intravenosa de vitamina K1).

Hiperbilirrubinemia em recém-nascidos (cujas mães foram tratadas com vitamina K3).

Fontes:

A vitamina K é encontrada em diversos alimentos, principalmente no fígado de porco, alface, couve-flor, espinafre, repolho e em menor proporção nos cereais, como o trigo e a aveia.

Vitaminas Hidrossolúveis;

Vitamina B1 (Tiamina)

A tiamina tem papéis essenciais na transformação de energia e na condução de membranas e nervos. É necessária no metabolismo de gorduras, proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos.

É absorvida por transporte ativo no meio ácido do duodeno. A absorção pode ser inibida pelo consumo de álcool, que interfere no transporte da vitamina.

Deficiência de vitamina B1:

Beribéri, vômitos, insônia, palidez, taquicardia, dilatação cardíaca, dispnéia, polineuropatia, doença de Wernicke.

Excesso de vitamina B1: Grandes doses podem interferir no metabolismo de outras vitaminas do complexo B.

Fontes:

A tiamina é encontrada em grande número de alimentos, tanto de origem animal como vegetal, incluindo legumes, raízes, leite, vísceras e cereais.

Vitamina B3 - Niacina

Niacina é o termo genérico para a nicotinamida ou ácido nicotínico. Sua absorção ocorre no intestino delgado e um pequeno armazenamento ocorre no organismo. Qualquer excesso é eliminado através da urina.

A niacina está presente em coenzimas essenciais para as reações de oxidação-redução envolvidas na liberação de energia por carboidratos, gorduras e proteínas.

Deficiência de vitamina B3:

Pelagra (dermatose, diarréia, inflamações na língua, disfunção intestinal e cerebral)

Excesso de vitamina B3: Pode ser prejudicial a pessoas com asma ou doença de úlcera pélvica

Fontes:

Carnes magras, carnes de aves domésticas, peixes, levedo de cerveja e amendoins são fontes ricas em niacina. Vegetais e frutas são fontes pobres.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »