TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Von Wall

Artigo: Von Wall. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

O Banho Do Idoso

O banho é um dos aspetos de limpeza mais importantes no cuidar da higiene de um idoso, uma vez que um bom banho evita as irritações de pele e previne o corpo contra o aparecimento de infeções futuras.

No final do banho, é aconselhável a colocação de cremes hidratantes nos pés e nos braços para fortalecer e tornar a pele mais resistente.

Por norma, a casa de banho/banheiro comum é pouco funcional e a má conceção dos equipamentos balneares obriga à realização de esforços suplementares por parte do cuidador e do próprio idoso. Para que o banho não se revele um tormento, o ideal seria adaptar a casa de banho/banheiro às necessidades e à condição do idoso, assim o banho estaria sempre assegurado e sem qualquer esforço adicional.

A Localização Da Sanita E Do Lavatório

A sanita

A posição baixa em que a sanita se encontra é uma dificuldade extraordinária para um idoso e pode conduzir a desequilíbrios físicos. Para que isso não aconteça, junto à sanita, devem existir barras de apoio bilaterais, caso contrário, o idoso precisará de ajuda para se conseguir pôr de novo em pé.

O lavatório

O lavatório é também um dos elementos centrais numa casa de banho/banheiro, pois permite que um idoso faça a sua higiene oral. Ele deve estar embutido na parede para que o idoso se apoie sem correr o risco de cair.

Por outro lado, deve estar atento ao estado das torneiras do lavatório e verificar se elas são as mais adequadas para a condição do idoso. Por exemplo, se a pessoa sofre de artrite reumatoide, terá grandes dificuldades em conseguir abrir e fechar uma torneira de água e até mesmo pegar no sabonete para lavar as mãos.

O cuidador deve ter em atenção todos estes fatores que condicionam a ação dos idosos e deve descobrir novas estratégias que garantam a sua autonomia e independência.

Higiene Oral

A manutenção da saúde oral é de extrema importância para a saúde geral de um idoso. Uma está relacionada com a outra e o segredo para que as duas estejam em sintonia passa por uma boa alimentação e pela visita regular ao dentista.

A aplicação do flúor é muito importante na prevenção das cáries e na proteção dos dentes. A limpeza da boca é assim fundamental para todos os idosos, inclusive para os que utilizam placa dentária, pois podem estar mal instaladas, o que faz com que o resto dos alimentos permaneça indevidamente no espaço que se encontra em torno da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com