TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Wall Street

Trabalho Escolar: Resumo Do Filme Wall Street. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  28.940 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é fazer uma resenha crítica sobre os filmes Wall Street: o poder e a cobiça, lançado em 1987 e Wall Street: o dinheiro nunca dorme, lançado em 2010, ambos dirigidos por Oliver Stone. Os filmes foram feito em épocas diferentes, porém os dois mostram o que a ganância e a cobiça são capazes de fazer. Envolvendo tráfico de informações no mundo financeiro e o "risco moral", que, associado com os altos e baixos da economia, pode trazer resultados desastrosos para investidores.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 FILME WALL STREET – O PODER E A COBIÇA

O filme mostra o mundo empresarial na década de 80, o papel principal é de Bud Fox, um jovem corretor ambicioso. Onde seu maior ídolo era Gordon Gekko, uma lenda viva no mercado financeiro.

O objetivo de Bud Fox era fazer negócio com Gordon Gekko, porém nunca conseguiu ser atendido por ele, até ser vencido pela sua insistência. Gordon Gekko, pela sua esperteza acabou percebendo a ganância de Bud Fox e achou a pessoa perfeita para fazer tráfico de informações. Bud Fox, atraído pelo mundo ilegal e altamente lucrativo da espionagem empresarial aceitou a proposta de Gordon Gekko. No entanto, não demorou muito tempo para Bud Fox descobrir que a riqueza e o status na sociedade adquiridos da noite para o dia, tem um preço muito alto e não acabou muito bem, onde Bud Fox foi preso e acabou ajudando a entregar o mentor da trama, Gordon Gekko.

2.2 FILME WALL STREET – O DINHEIRO NUNCA DORME

O filme mostra de uma forma muito interessante a mudança da tecnologia, desde os tipos de computadores e celulares. Por causa dos 20 anos de prisão, Gordon Gekko aparece no filme com mais experiência do que no último filme, como ele estava proibido de trabalhar no mercado financeiro, sua maneira de mostrar sua experiência era por outros meios, como por exemplo, palestras para universitários ou até mesmo fãs do seu trabalho e escrevendo livros. Por mais que infringiu a lei nos anos 80, devido a se beneficiar praticando tráfico de informações, cumpriu sua pena e nunca deixou de ser um mito no mercado financeiro.

No filme o personagem Jacob Moore, é noivo de Winnie, filha de Gordon Gekko. Jacob é corretor da bolsa de valores, onde sente muito a morte do seu mentor, o investidor o investidor Lou Zabel, que se atira à frente do metrô após falir e não receber socorro de Bretton James, diretor de um grande banco de investimentos. E é aí que a trama começa.

Jacob culpa Bretton pela morte de seu mentor, e decide acabar com o banco de Bretton, para isso vai atrás de Gordon Gekko para pedir conselhos, de como consegue fazer isso apenas com especulações.

E assim, foi se aproximando de Gordon Gekko, escondendo isso de sua noiva essa aproximação e fazendo uma troca com Gekko, Gekko lhe dava todas as informações e Jacob tentava aproximar a filha do pai. Que devido à ganância, abandonou sua família e por isso perdeu seu filho para o mundo das drogas.

O filme mostra o mercado financeiro, sem deixar de lado a história relacionada ao casal. Onde Winnie descobre a mentira de Jacob, e vem a separação dos dois, justificada, pela quebra do vinculo de confiança, Winnie já havia passado por isso com seu pai, o que gerou a desconfiança de que seu marido seria igual ao seu pai (ganancioso).

3. FICHA TÉCNICA

3.1 WALL STREET – O PODER E COBIÇA

Diretor: Oliver Stone

Elenco: Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah, Martin Sheen, Terence Stamp, Sean Young, Hal Holbrook, James Spader, Sylvia Miles, Saul Rubinek.

Produção: Edward R. Pressman

Roteiro: Oliver Stone, Stanley Weiser.

Ano: 1987

País: EUA

Gênero: Drama

Distribuidora: Fox Home Entertainment

Estúdio: Twentieth Century Fox Film Corporation / American Entertainment Partners L.P. / Amercent Films

3.2 WALL STREET – O DINHEIRO NUNCA DORME

Diretor: Oliver Stone

Elenco: Michael Douglas, Susan Sarandon, Shia LaBeouf, Charlie Sheen, Javier Bardem, Frank Langella, Carey Mulligan, Vanessa Ferlito, John Brolin.

Produção: Eric Kopeloff, Edward R. Pressman

Roteiro: Allan Loeb, Stephen Schiff, Stanleu Weiser, Oliver Stone

Ano: 2010

País: EUA

Gênero: Drama

Distribuidora: Fox Film

Estúdio: Edward R. Pressman Film

4. ANALISE CRÍTICA

4.1 WALL STREET – O PODER E A COBIÇA

O filme mostra como a ganância é capaz de te levar as alturas e te derrubar ao mesmo tempo. Embora, não haver nenhum tipo de emoção no filme. O autor quis mostrar apenas o mundo financeiro, sem nenhum enredo. O filme só ficou compreendido após assistir o Wall Street – O dinheiro nunca dorme. Aí sim, percebi o quanto foi importante ter assistido o filme O poder e a Cobiça para que o que foi lançado em 2010 ficasse mais claro.

Fiquei impressionada com o poder que a informação, a especulação tem sobre o mercado financeiro. E o modo que era o mercado financeiro nos anos 80, o tipo de comunicação, realmente o mundo mudou muito, porém o mercado financeiro hoje ou nos anos 80, não muda em questão de quem se dá bem é quem tem a informação e sabe o que fazer com ela.

4.2 WALL STREET – O DINHEIRO NUNCA DORME

O filme começa com uma cena muito marcante, onde na saída de Gordon Gekko da cadeia, ninguém o esperava. Por tanto um rapaz que tinha maior cara de bandido, foi esperado por uma limusine de luxo. A pessoa que tinha roubado mais dinheiro que todos os presos juntos, acabou pegando um táxi. Uma cena rápida, simples, mas que mostrou muitas coisas, que apesar de ter família ninguém o esperava ali.

No filme é citada a ganância como principal fator que estava fazendo o mercado de títulos hipotecários de imóveis dispararem e as consequências que isso traria para os EUA, a bolha imobiliária. Fala também do significado do risco moral, que é quando alguém pega o seu dinheiro e não assume nenhuma responsabilidade por isso.

A mãe de Jacob vive o papel de uma corretora de imóveis, onde mostra como estava desvalorizando os imóveis e estava perdendo muito dinheiro com a crise de 2008. No entanto até hoje essa crise afeta a todos os países.

Muito importante ressaltar como era a assimetria da informação, o poder que duas ou mais pessoas tem nas mãos, quando resolvem “jogar no mesmo time”. A informação privilegiada faz com que tudo fique a seu favor, pessoas pagam por essa informação e consegue fazer muito dinheiro no mundo financeiro.

Gostei muito do filme, pois mostra claramente como o mercado financeiro se comporta, como realmente funciona o mundo especulativo e o poder que a especulação tem de alavancar os negócios ou até mesmo ir à falência.

5. REFERÊNCIA

Filme: WALL STREET: O DINHEIRO NUNCA DORME. (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010).

Filme: WALL STREET O PODER E A COBIÇA. (wall street: Power and Greed, 1987).

...

Baixar como  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »