TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zonas de oclusão

Seminário: Zonas de oclusão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Seminário  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

01)

R: I) Zônulas de oclusão são as junções, compostas de duas proteínas, (claudina e ocludina) entre as camadas mais externas de células adjacentes (vizinhas), que estabelecem uma barreira à entrada de macromoléculas (lipídios, proteínas) nas células.

II) Zônula de adesão são regiões que unem células vizinhas por meio de substâncias intercelulares adesivas, causando aderência sem que haja contato entre as membranas plasmáticas.

III e IV) Desmossomo é uma ponte estabelecida entre duas células vizinhas, por onde se conectam filamentos intermediários, formando uma estrutura de grande força tensora, composta de várias proteínas intracelular (placoglobina e desmoplaquina) e extracelular (desmogleina e desmocolina), existentes principalmente no tecido epitelial de revestimento (a pele) e músculo cardíaco. Cada desmossomo é composto por dois hemidesmossomos.

02)

R: Microvilosidades são formadas por conjuntos de células, ou então numa célula só, por afrouxamento da membrana externa. São projeções microscópicas da membrana plasmática, em forma de dedo de luva, o que aumenta sua área superficial. Ocorre em células de epitélios com função de absorção, como o da cavidade intestinal. São calibrosos (grossos).

Os cílios ocorrem em epitélios como o da traqueia e em bactérias e protozoários. O batimento ciliar impede que bactérias e partículas de poeira cheguem aos pulmões. São estruturalmente idênticos aos flagelos, porém o flagelo é uma estrutura única, e os cílios recobrem toda a superfície livre da célula. Serve para locomoção. São finos e numerosos.

Os estereocílios são encontrados no epidídimo, onde conduzem os espermatozoides e secretam substâncias necessárias aos mesmos, e no pavilhão auricular. Também aumentam a área de superfície da célula, mas tem calibre e composição diferente das microvilosidades. Sua distribuição é mais restrita que a dos cílios, e tem um filamento de actina em seu eixo central.

03)

R: Qualquer molécula que se liga a um sítio específico em uma proteína ou outra molécula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com