TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água E Hidroponia: Uma Relação íntima

Casos: Água E Hidroponia: Uma Relação íntima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Água e Hidroponia: uma relação íntima

A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, cuja fórmula é: H2O. É o composto químico mais abundante na natureza e é essencial para todas as formas de vida conhecidas. Pode ser encontrada em estado sólido (gelo, neve, granizo, etc.), líquido (rios, mares, lagos, chuva, etc.) e gasoso (vapor de água). As águas encontradas na natureza apresentam impurezas, tais como: sais, microorganismos, gases dissolvidos, etc. Para o consumo humano, são realizadas análises química e física com o escopo de determinar se a amostra de água é adequada para o consumo da população. A análise química determina os componentes químicos em quantidade e qualidade, como, por exemplo, chumbo, cobre e magnésio. Já na análise física, um conjunto de métodos e processos determinam as características físicas de uma amostra de água, como, por exemplo: pH, cor, odor e sabor, radioatividade e condutividade.

Dentre as várias classificações da água, há as chamadas água dura e água mole. A água é considerada dura quando contém sais minerais dissolvidos na forma de bicarbonatos e é considerada mole quando esses sais estão ausentes. É um líquido considerado incolor, inodoro e insípido.

Propriedades físicas e químicas da água

Uma característica da água é a denominada dilatação anômala. A água se contrai com a queda de temperatura, mas a partir de 4 °C começa a se expandir, voltando a se contrair após sua solidificação. Isso explica porque a água congela primeiro na superfície, pois a água que atinge a temperatura de 0 °C se torna menos densa que a água a 4 °C, consequentemente ficando na superfície. Esse fenômeno também é importante para a manutenção da vida nas águas frias, pois faz com que a água a 4 °C fique no fundo e mantenha mais aquecidas as criaturas que ali vivem.

Cerca de dois terços da superfície da Terra estão cobertos de água. 90% da água potável do planeta, ou seja, adequada para o consumo humano, encontram-se nas calotas polares, em forma de gelo.

A água é considerada o solvente universal, pois dissolve vários tipos de substâncias polares e iônicas, como vários sais e açúcares, facilitando na interação química entre as diferentes substâncias fora e dentro dos organismos vivos (metabolismos complexos).

Algumas substâncias não se misturam bem com a água, entre elas os óleos, podendo ser classificadas como insolúveis e, em alguns casos, hidrofóbicas. As membranas celulares, compostas por lipídios e proteínas, levam vantagem das propriedades hidrofóbicas para controlar as interações entre os seus conteúdos e o meio externo.

A utilização da água na hidroponia

Em hidroponia, quanto melhor a qualidade da água menos problemas. A análise química (quantidade de nutrientes e salinidade) e microbiológica (coliformes fecais e patógenos) é fundamental. O recomendável é enviar amostras para empresa que costuma fazer análise para produtores hidropônicos.

Os parâmetros que devem ser considerados são: carbonatos, sulfatos, cloretos, sódio, ferro, cálcio, magnésio e micronutrientes (Cl ativo, Mn, Mo, B, Zn, Cu).

Se a água contém boa quantidade de Ca ou B, por exemplo, este valor deve ser descontado no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com