TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Óleo de Lorenzo

Resenha: Óleo de Lorenzo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

óleo de Lorenzo Este filme conta à estória verídica de um menino de apenas seis anos chamado Lorenzo Odone, que até então tinha uma vida normal. No entanto passou a apresentar alguns distúrbios mentais, seus pais começaram a ter constantes reclamações por parte dos professores, que questionavam a agressividade do garoto, fato que ele nunca apresentara antes. Preocupados com as continuas reclamações na escola, os pais decidem procuram um médico. Inicialmente foram realizados muitos exames, que, no entanto não chegaram a nenhum diagnostico. Enfim, depois de várias consultas e exames, os pais de Lorenzo foram surpreendidos com o diagnóstico de uma rara doença genética incurável, a adrenoleucodistrofia (ADL), que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.Onde, a atividade anormal dos peroxissomos leva a um acúmulo excessivo de ácidos graxos de cadeia muito longa (AGCML) constituídos de 24 ou 26 átomos de carbono em tecidos corporais, sobretudo no cérebro e nas glândulas adrenais. A conseqüência desse acúmulo é a destruição da bainha de mielina, o revestimento dos axônios das células nervosas, afetando, assim, a transmissão de impulsos nervosos. Mas por ser uma doença até então pouco conhecida, os médicos e pesquisadores ainda não tinham muito conhecimento sobre o tratamento. Isso deixou os pais de Lorenzo sem muitas opções, passando então a confiar no pouco conhecimento dos médicos em relação a doença. Porém, mesmo seguindo as restrições médicas na dieta do menino, a doença continuava avançando muito rápido, seu cérebro estava sendo destruído, ele já estava cego, surdo, paralítico e não conseguia engolir. Diante de toda essa situação, o casal Odone, estavam muito descontentes, pois estavam vendo seu único filho perder a vida aos poucos, a partir de então resolveram descobrir mais sobre a doença, e desta forma tentar salvar a vida do único filho.

Passaram dias e noites pesquisando livro de genética, bioquímica, medicina e vários artigos científicos. Depois de muitas pesquisas eles descobriram que mesmo tirando os ácidos graxos da dieta de Lorenzo, como os médicos haviam recomendado, seu organismo ainda continuava produzindo-os, precisavam então encontrar algo que fizesse o organismo para de produzir esse ácidos graxos de cadeia longa. Após muitas pesquisas eles conseguem chegar a um óleo que misturava dois ácidos graxos insaturados, o acido oléico e acido erúcico, cujo metabolismo se sobrepõe a dos saturados, evitando assim o acumulo, e apresentaram essa descoberta aos médico e pesquisadores, mas eles não aceitaram, pois afirmavam que este óleo era tóxico aos seres humanos. Mesmo assim os pais de Lorenzo usaram o óleo no menino, e aos poucos a doença de Lorenzo foi diminuindo seus efeitos, e chegou em um ponto que ela estacionou, Lorenzo não se curou totalmente, porque as lesões no sistema nervoso central deixaram seqüelas permanentes. Porém o mais significativo dos fatos foi a prevenção do desenvolvimento dos sintomas nos novos casos diagnosticados. Os pais de Lorenzo ainda fundaram o “Projeto Mielina”, uma fundação que tenta concentrar esforços nos estudos das doenças relacionadas à mielina.

Doença genética ligada ao cromossomo X caracterizada pelo acúmulo de ácidos graxos de cadeia muito longa, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com