TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE ONLINE INDIVIDUAL

Por:   •  26/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

ATIVIDADE ONLINE INDIVIDUAL

Aluno (a): José Marcelo Tito Duarte

Código da turma: NUT4N1

Disciplina: Nutrição humana e dietética                      Data: até 02/06/2020

Professor (a): Raquel Teixeira Terceiro Paim                            

Campus: Conselheiro Estelita

Nesta avaliação serão exploradas as capacidades de compreensão dos conteúdos, de contextualizar os problemas propostos em situações reais, bem como, de criar ou propor soluções autenticas para as questões trabalhadas. A expressão da sua aprendizagem significativa será especialmente demonstrada pela geração de diferentes tipos de argumentos (racionais e/ou emocionais). Você terá voz e escolha para apresentar por meio de discursos, o seu ponto de vista e entendimento acerca dos assuntos trabalhados em sala e leituras complementares, como os de Guias alimentares para a população brasileira.

Dentro de um aspecto metodológico, usaremos como técnica, o método dos seis chapéus, que ajuda pessoas na análise de uma situação, ou tomada de decisões, a avaliar com propriedade o que lhes é exposto. Com a utilização desse método associado a um caso clínico, a avaliação se torna mais rica e ao mesmo tempo mais acurada na medida que a pessoa observa a situação de seis formas diferentes ao invés de usar só uma (a que está habituada) ou mais de uma, mas de forma desorganizada.

[pic 4]

Cada chapéu simboliza uma forma de pensamento com suas próprias características. A simbologia do chapéu ajuda o pensador a "pôr e tirar" uma atitude de forma deliberada e conhecida pelo grupo.

O método é muito fácil de ser utilizado. Não é preciso pensar nos detalhes de cada um dos chapéus e a essência de cada um deles é muito mais fácil de ser lembrada.

MATERIAL DE APOIO!

CHAPÉU BRANCO - [pic 5]

Simboliza a pureza. Lida com dados, informações neutras e descritivas. Sob o Chapéu Branco trabalha-se com perguntas e respostas factuais, não emitindo opiniões ou “achismos”.

Se, por exemplo, fossemos trabalhar com o tema: “Uso de agrotóxicos na produção de alimentos, no chapéu branco, teríamos perguntas como:

- O que são agrotóxicos?;        Quais os tipos?; Como funcionam?; Quais suas características; Quando foram criados? – Quantos/Quais países os utilizam? (...) E emitiria respostas ....

CHAPÉU VERMELHO - [pic 6]

Lembra emoções e sentimentos, intuição e palpites. Ele não está comprometido com a racionalidade. Não precisa de justificativas.  Como você se sente sobre isso?

No exemplo dos agrotóxicos, poderíamos ter perguntas como:

- Como eu me sinto quanto aos agrotóxicos (medo, receio, confiante, cauteloso, entusiasmado, ameaçado...)?

- Estou comprometido com o assunto? (isto é, minha opinião sobre isso estaria vinculada a uma crença anterior, partidarismo político ou qualquer coisa que me influencia a ser a favor ou contra a ideia?)

Obs.: não perca muito tempo no chapéu vermelho, não racionalize nada, apenas coloque pra fora as suas emoções sobre o assunto.

CHAPÉU PRETO -  [pic 7]

É o advogado do diabo, isto é, faz o papel de acusar, criticar, levantar argumentos negativos sobre algo. Contudo, precisa ser racional e fundamentado. Faz críticas, explica porque não vai dar certo, aponta quem vai reprovar a ideia.

Quanto aos agrotóxicos, seriam perguntas do tipo:

- Quais são os riscos e/ou eventuais problemas (saúde, meio ambiente, sociedade...) de os utilizarmos?

- Quais as dificuldades de os utilizarmos? (formas de implementar, preços, dentre outros, por exemplo)

Obs.: Você terá de mapear todos os argumentos contrários a uma determinada alternativa, posição, solução... O objetivo é desqualificar de forma RACIONAL um dado ponto de vista, no caso, o uso de agrotóxicos.

CHAPÉU AMARELO - [pic 8]

Lembra o sol, o brilho, o otimismo.

Usa-se o pensamento construtivo. Procura-se oportunidades, benefícios e eventuais possibilidades ou atrativos por tomar um determinado posicionamento.

Em nosso tema de exemplo, poderíamos buscar fazer perguntas que trabalhem para explorar o lado positivo de uma determinada solução. Por exemplo: Quais os benefícios que a utilização de agrotóxicos traz para a agricultura? (redução de preços, menores perdas da plantação, simplificação do processo produtivo; menos mão de obra; menos tempo perdido).

CHAPÉU VERDE -  [pic 9]

Simboliza a criatividade.

Faz-se sugestões e dá-se alternativas. Não há julgamento ou explicações. Faz tempestades mentais para pensar o que ainda não foi pensado. Quer encontrar novas alternativas que possam superar os problemas/riscos/dificuldades que o chapéu preto trouxe ou ainda, trazer uma nova ideia totalmente diferente das anteriores.

Quanto aos agrotóxicos, poderíamos ter perguntas como: - E se eu não utilizasse os agrotóxicos, o que eu poderia fazer? Posso reduzir a utilização de agrotóxicos e combinar com plantas repelentes, plantas armadilhas ou controladores biológicos que matem as pragas, em vez de usarmos venenos?

CHAPÉU AZUL -  [pic 10]

Nesse chapéu você precisar trazer uma conclusão. Vai precisar trazer uma agenda de ações ou decisões sobre o que você fará. Pode ser preciso relembrar o que os chapéus anteriores trouxeram e definir um posicionamento. Alguns chapéus “pesarão” mais na sua cabeça para definir o que é melhor a se fazer. Portanto, é hora de dizer, por exemplo, se irá ou não continuar usando agrotóxicos e se o fará da mesma forma ou de forma diferente (chapéu criativo)? Deverá dizer por que tomou essa decisão. Esse chapéu trará a sua conclusão fundamentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (987.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com