TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL – REUNIÃO ONLINE

Por:   •  3/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL – REUNIÃO ONLINE

Matriz de análise

Disciplina:  Gerenciamento de Custos

Turma: I

Nome do Aluno: Flávio Henrique Mendonça

Resenha Crítica – ROL I

Em meio a um cenário dinâmico de constantes mudanças, adaptar-se é imprescindível. As empresas vêm se adequando dia-a-dia a novas legislações, melhoramentos no processo produtivo e, até mesmo na construção de novas filiais. Essas adequações são realizadas por projetos, e alguns autores o definem como:


“Trata-se [projeto] de um empreendimento com objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade. Além disso, projetos são, em geral, considerados atividades exclusivas em uma empresa.” (Kerzner, 2006, p15)

Os custos estão diretamente atrelados a essa rede de raciocínio em projetos, tendo grande destaque e relevância. Em sua aula, a professoa Maria Celia nos traz um apanhado, bem direto, de que os custos são feitos de estimativas dentro dos pacotes de trabalho de um projeto. Levando em consideração a diferenciação entre estimativas de custos e orçamento, é possível analisar os pacotes de trabalho e acompanha-los através das contas de controle.

Na conexão de custos com escopo e cronograma, temos a curva em S do projeto. Essa curva é essencialmente composta pelo tríplice restrição: custo, tempo e escopo, que nada mais é que o custo planejado ao longo do tempo, dentro de um determinado escopo. Todo valor agregado é representado pela curva S, demonstrando em um gráfico as oscilações no andamento projeto.

A estrutura analítica de custos (EAC) pode ser utilizada com a estrutura analítica do projeto (EAP), acoplando os custos dos pacotes de trabalho. É importante destacarmos o detalhamento do plano de contas, explicando onde será aplicado, o que será aplicado e quem são os responsáveis pela aplicação.


Em um caso particular, tive a oportunidade de atuar em um projeto que tinha como objetivo a aplicação de um sistema para auxiliar vendas e atendimento ao público. O sponsor e o restante da equipe não tinham ideia de nenhum tipo de metodologia, nem mesmo da existência do PMBOOK. Por mais que apresentassem ideias para um planejamento mais conciso, a empresa relutava em fazer de sua própia forma, com um cronograma e gerenciamento muito vago e pouco objetivo. Resultado do projeto: fracasso. O teto de gastos foi ultrapassado e não puderam fazer com que o sistema fosse utilizado no prazo estabelecido, pois a mão de obra, que era terceirizada, não pode continuar o serviço.

Concisa, direta e didaticamente eficiente, a ROL I pode nos fornecer um conteúdo enxuto de forma leve e bastante exemplificada. Na diferenciação dos custos, apresentação dos pacotes de trabalho e na representação dos valores em gráfico utilizando a curva S, pudemos compreender e aplica-los não só em nossa atividade individual, mas também em nossas respectivas rotinas profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (963.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com