TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DE LIPÍDIOS

Por:   •  12/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO DE LIPÍDIOS

01) Considerando, do ponto de vista fisiológico e clínico, os lipídeos biologicamente mais relevantes são os fosfolipídeos, o colesterol, os triglicerídeos (TG) e os ácidos graxos (AG). Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

a) O colesterol é precursor de hormônios esteroidais, dos ácidos biliares e da vitamina D. Além disso, como constituinte das membranas celulares, o colesterol atua na fluidez delas e na ativação de enzimas ali situadas.

b) Os fosfolipídeos são formados a partir de três ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol e constituem uma das formas de armazenamento energético mais importantes no organismo.

c) Os lipídios podem ser classificados em saturados (com duplas ligações entre seus átomos de carbono), mono ou poli-insaturados, sem ligações duplas na sua cadeia.

02) É correto afirmar que o ácido graxo: OBS.: AS LETRAS A e B estão corretas

a) oleico é um ácido graxo monoinsaturado ômega-9 presente no azeite de oliva, óleo de canola, azeitona e abacate;

b) eicosapentaenoico é um ácido graxo poli-insaturado ômega-3 presente em óleos de peixe, cápsulas de óleo de peixe e peixes de água doce;

c) docosahexaenoico é um ácido graxo poli-insaturado ômega-6 presente na cavala, sardinha, atum e salmão;

d) α-linolênico é um ácido graxo poli-insaturado ômega-9 presente em vegetais como soja e linhaça

03) Os ácidos graxos podem ser insaturados ou saturados, dependendo da presença ou ausência de duplas ligações entre os átomos de carbono. O óleo de oliva, canola e amendoim são alimentos fontes de:

a) ácido graxo monoinsaturado.

b) ácido graxo poli-insaturado.

c) colesterol.

d) triglicerídeo.

e) ácido graxo saturado.

04) Em relação à absorção dos lipídios, as gorduras podem ser consideradas como fontes de energia para serem utilizadas em uma série de situações clínicas. Esse tipo de óleo é digerido rapidamente, necessita de menos sal biliar para a solubilização, são transportados como ácidos graxos livres e ligados a albumina através do sistema portal. Marque a opção correta em relação à esse tipo de gordura.

A) TCM (Triglicerídeo de cadeia média)

B) TCL(Triglicerídeo de cadeia longa)

C) TCC (Triglicerídeos de cadeia curta)

D) Triglicerídeos de cadeia muito longa

05) As lipoproteínas permitem a solubilização e o transporte dos lípidios, que são substâncias geralmente hidrofóbicas, no meio aquoso plasmático. São classificadas em: Quilomícrons(QM), VLDL (Lipoproteínas de muito baixa densidade), ILDL (Liproproteínas de densidade intermediária), LDL (Lipoproteínas de baixa densidade) e HDL (Lipoproteínas de alta densidade). A lipoproteína responsável por transportar os lipídios derivados da dieta do intestino para o restante do corpo é:

A) QM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com